fbpx

Presentes

Todo presente pode ter um significado maior, algo especial por trás, único e exclusivo que conecte as pessoas.

Bom dia, boa tarde, boa noite! O artigo de hoje é sobre Presentes. Gosta de receber presentes? Recebe sempre ou em datas comemorativas? Qual o poder de um presente? Com que frequência VOCÊ presenteia alguém? Que tal refletirmos hoje sobre este belo ato de amor ao próximo, topa?

Infância

Somos acostumados a receber presentes desde a nossa infância. Do nascimento até a adolescência vivemos a surpresa de um presente inesperado ou a lembrança de alguém especial.

Um presente pode ter um significado especial em nossa vida… claro que sempre dependendo da fase, da maturidade e do momento.

Independente do gênero ou classe social, se você foi uma criança que gostava de brincar com certeza desejava ganhar brinquedos de aniversário e quando ganhava algo diferente disto gerava uma leve decepção, certo? Mas, se soubéssemos que de alguma forma sempre lembraríamos dos presentes e das pessoas de nossa infância, será que reagiríamos do mesmo jeito?

História

Acredito que todo presente tem uma história por trás, desde o momento que o cérebro de alguém gerou um pequeno lapso de energia, ele já começou a existir (os aventureiros de física quântica podem explicar melhor isso, só depende do seu nível de interesse em entender como tudo funciona).

Seja pela necessidade, dever, recompensa, lembrança ou outra finalidade, sempre existe uma intenção positiva. Ao dedicarmos um pouco do nosso precioso tempo para mentalizar a felicidade do outro recebendo algo que nós fizemos, estamos reforçando o nosso sentimento mais genuíno de amor ao próximo. Por consequência, esse momento pode ficar marcado na memória de cada um e se tornar especial à própria maneira (Já leu meu artigo sobre Momentos Inesquecíveis?).

Meio

Presente só se for físico? Um elogio pode ser considerado um presente? Na minha opinião, todo e qualquer pensamento gerado para fim de afetar e se conectar a alguém é um presente. Uma viagem, uma ligação, uma doação, um gesto, uma gentileza, uma presença em um momento importante pode ser um presente, ou melhor, uma pessoa na vida da outra é um presente, ou além, nós todos somos vários presentes nessa vida.

Vale presente

“Aproveite o desconto na próxima compra e dê de presente para uma pessoa especial”.

Você já deve ter recebido tal mensagem de algum lugar, principalmente após uma compra, correto? Contudo será que esse “vale” realmente substitui o ato sincero de presentear alguém? Todo presente pode ser planejado, seja superficialmente ou nos mínimos detalhes, simples ou complexo com metáforas (esses são os melhores né?), pode ter gerado vontades, cansaço ou surpresa, mas com certeza gerou sentimentos. O sentimento que será transmitido independente do meio, será “único, individual, personalizado, próprio ou singular“, não pode ser substituído por um vale presente, compra, troca, ou qualquer que seja a denominação de algo vazio que não foi gerado por um sentimento.

Eu lembro de uma tia que sempre me dava dinheiro no meu aniversário, por um lado eu gostava pois comprava o que eu queria, por outro, mal me lembro dela.

Significado

Todo presente pode ter um significado maior, algo especial por trás, único e exclusivo que conecte as pessoas. Se uma pessoa for do tipo 4 do Eneagrama então, precisa ser mais do que o normal (Conhece o Eneagrama das personalidades?). Pode ser uma montagem de vários itens, algo feito à mão, uma embalagem que combine, lembrança de viagem ou realizar a entrega em uma celebração especial, o fato é que quando for para a pessoa se sentir especial, haverá algumas frases do tipo “eu gosto de você”, “considero sua amizade”, “lembrei de você” “olha o que fiz para você”, entre outras formas de significar o quão especial foi o gesto.

Lembro também do meu avô (o qual foi citado no meu artigo sobre Legado) que sempre andava com balas e doces no bolso ou no carro para presentear as crianças. Era conhecido por isso. Não havia uma criança na minha época que esquecia dele e do gesto de carinho que tinha por todos, tudo isso por um simples presente.

Felicidade

O maior exemplo que tenho sobre presentear alguém é a minha mãe, desde que me conheço por gente, está sempre dando presentes para as crianças ou adultos. Na maioria das vezes, é dentro da própria família. Esse gesto também a faz ser lembrada por todos. Ela gosta de ver a felicidade dos outros ao receber ou abrir um presente, só depois de adulto tive conhecimento para entender melhor isso, e quando li sobre os benefícios causados pela Serotonina (hormônio da felicidade) entendi que era exatamente o que ela sempre diz: “quanto mais dou, mais recebo“.

Uma curiosidade que só descobri ao perguntá-la sobre o assunto justamente para este artigo, é que não entendia como ela sempre tinha presentes guardados em casa, foi então que ela me explicou que uma das estratégias inconscientes dela é comprar coisas que gosta, acha útil e só depois dá-lo para alguém, como se fosse: “achei isso bonito / útil, vou comprar, quem sabe dou ele para alguém”, aí a pessoa vai visitá-la e de repente ela tem a intuição de que deve dar aquele presente para a pessoa, incrível isso né?

Propaganda

É incrível como existem algumas propagandas que refletem exatamente o que pensamos, por exemplo esta da Boticário que define o conceito acima.

“Errado mesmo é aquele que não dá presente, e nunca vai entender que na felicidade do outro que se encontra a felicidade da gente“.

Pessoas

Como citei acima, pessoas podem ser consideradas presentes, você concorda? Uma alma gêmea pode ser considerada um presente do universo, e podemos recebê-lo quando estamos atentos às sincronicidades, mas vamos deixamos esse assunto para um outro artigo…

Um companheiro(a) de vida também pode ser considerado um presente, neste caso escolhido por si e para si próprio (Como explicado no artigo da nossa querida Josi Meda).

O fato é que muitas vezes esquecemos de agradecer as pessoas que estão ao nosso lado, que nos apoiam nas fases de crescimento, que são os verdadeiros presentes em nossa vida. A Gratidão é um caminho que te leva a outro nível de crescimento pessoal e espiritual (Como já citado nos artigos do Armando Junior e da Kety Ferreira), eu vejo uma forma de exercê-la através de presentes, especiais e únicos como todos devem ser.

Que tal presentear alguém hoje?

Esse é o desafio de hoje: PRESENTEIE ALGUÉM ESPECIAL

Este foi o meu presente para você. Gratidão pela dedicação desta leitura, e até o próximo artigo.

Ah, só lembrando que semana que vem 5/10 é meu aniversário, e despretensiosamente estarei aberto à presentes, digo, mensagens de aniversário 😉.

29 de setembro de 2016

4 Comentários em "Presentes"

  1. Parabéns Gabriel, gostei demais desse artigo.
    Além para relembrar o quanto as vezes podemos fazer o bem e sentir a mesma vibe.

  2. Kkkkk…não vale pedir Gabriel tem que ser de coração….kkkkkkk….brincadeira
    Ótimo artigo…eu como tipo 2…adoro presentear ajudando as pessoas …mas nem sempre retribuem…aí imagina como eu fico….kkk
    Adorei…abraços

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.