fbpx

Nascemos líderes ou nos formamos líderes?

Lembro que em uma de minhas primeiras palestras sobre o tema LIDERANÇA, um grande diretor de uma empresa com atuação nacional perguntou-me: “Meda, nascemos líderes ou nos formamos líderes?”

Um líder possui algumas características, atitudes e habilidades que classificam uma pessoa ou um profissional como um verdadeiro líder de equipes.  Assim eu te pergunto: nascemos líderes ou nos formamos líderes? O que você acha? Você nasceu líder? Sempre foi líder? Ou ainda não é um líder e tem interesse em ser um verdadeiro líder?

Você lidera sua vida? Quem está no comando? Você é comandado ou comanda? Você lidera sua carreira profissional? Faz o que gosta? Você está no lu-gar e na empresa certa? Está no cargo e na função que deseja? Tem algo que precisa mudar? Melhorar? Crescer? Evoluir?

Qual o seu motivo? O que motiva você? Por que você acorda cedo todos os dias e vai trabalhar? Simplesmente para pagar suas contas? Ou possui um motivo maior? Que metas pessoais você busca? Quais são seus objetivos? Quais os resultados que você almeja? Qual a sua missão? Será que os seus objetivos pessoais possuem relação direta com os objetivos corporativos da sua empresa? Será que seus valores, seu propósito de vida, suas metas e seus objetivos possuem relação com o seu modo de liderar pessoas?

Você sabe lidar com as suas emoções? Controla sua ansiedade? Sua raiva? É nervoso demais? É calmo demais? Será que suas emoções afetam a maneira como você lida com as pessoas? Será que as pessoas ao seu redor precisam mudar? Precisam aprender a lidar com você?

Você acredita que é um líder? Tem certeza? Você tem equipe? Trabalha com pessoas? Trabalha junto ou trabalha em equipe? Como você conduz a sua equipe? Na autoridade ou no autoritarismo?

Enfim, as pessoas nascem líderes ou formam-se líderes? O que você acha?

Existem pessoas com um dom especial que já possuem desde cedo características de líderes. Com o passar dos anos, aprimoram estas características e desenvolvem com mais facilidade atitudes e habilidades de líderes e passam a fazer aquilo como algo extremamente natural.

Outros, porém, precisam se desenvolver. Ou seja, possuem muita vontade de ser um líder, mas não são. Ou receberam a incumbência de liderar uma área e uma equipe na empresa.

O que eu penso!

Entendo que existem líderes que simplesmente nascem líderes! São os líderes naturais. Na sua essência e origem, já são líderes. Acordam motivados todos os dias. Conduzem pessoas com dedicação e com um carisma natural. Porém nem todos os “líderes natos” possuem competências para liderar no mercado corporativo.

Portanto, eu prefiro acreditar que podemos desenvolver e formar líderes.

Liderança é uma ciência. É um modelo que se aprende. Se aprende estratégias, posturas, comportamentos e atitudes.

Na sua essência, o líder deve ser um conquistador de pessoas. Deve, acima de qualquer coisa, colocar a sua equipe em primeiro lugar. A valorização das pessoas é fator primordial na liderança moderna. Por que liderança não se impõe, se conquista. Acima de tudo, deve ser o exemplo e deve servir a equipe. Ele motiva e inspira seus liderados.

Assista abaixo o vídeo que eu gravei sobre o assunto…

O poder da decisão

A maioria das pessoas não possui plena consciência dos reais motivos que as fazem conquistar ou não os seus objetivos.  Querem desenvolver sua liderança, mas não agem a respeito! Uma coisa é fato: muitas pessoas não possuem uma qualidade de vida plena e não se sentem verdadeiramente felizes simplesmente pelo fato de não saberem como fazer isso e principalmente por não saberem utilizar o potencial que já possuem.

Se você deseja buscar algo maior e melhor para o desenvolvimento de sua liderança: queira! Comece tomando a decisão de desejar fazer algo. O fundamento capaz de iniciar uma grande revolução na vida de qualquer pessoa está no poder que cada um possui, que eu possuo e que você possui, mas que poucos sabem utilizar: o poder de decidir criar um novo momento em suas vidas pessoais e profissionais.

Reflita comigo!

  1. Você acredita na possibilidade de transformar seus sonhos em realidade?
  2. O quanto isso é subjetivo pra você? O quanto você verdadeiramente acredita nisso?
  3. A liderança verdadeira é uma meta ou um grande objetivo na sua carreira profissional?

A decisão

Quando estudamos a mente humana descobrimos que o ser humano possui uma fagulha interior que quando descoberta é capaz de transformar qualquer sonho em uma grande realidade. Independente do seu desejo, você precisa simplesmente tomar a decisão que o levará ao futuro que você deseja.

Não basta simplesmente tomar a decisão e pensar positivamente e o universo conspirará a seu favor! Claro que não! Definitivamente não é só isso. Este é apenas o início do processo de mudança. O poder está na sua decisão.

A maioria dos seres humanos possui a tendência natural de cair na rotina do dia a dia. Simplesmente se esquecem de planejar o rumo de suas carreiras, de suas vidas, de uma viagem, da compra de uma casa, e ficam esperando as coisas acontecerem, ao acaso do destino.

Um novo processo de mudança em sua vida tem seu início no poder da decisão e definição dos seus objetivos. Conforme disse Anthony Robbins — um dos maiores Life Coaches do planeta: “São nos momentos de decisão que o seu destino é traçado!”. Se você procura a mudança, seja a mudança! Busque desenvolver imediatamente a sua liderança!

23 de novembro de 2016

1 Comentários em "Nascemos líderes ou nos formamos líderes?"

  1. Nossa Meda por mais que já vi desse assunto você sabe, memo assim trouxe bastante reflexões, grata

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.