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Lidar com Pessoas é Fácil ou Difícil?

Um dos grandes segredos de liderança está ligado na maneira pela qual entendemos de pessoas. Precisamos entender como as pessoas pensam, como elas reagem a cada situação e como recebem a informação transmitida. Negligenciar o ser humano como um ser dotado de emoções e sentimentos é um risco enorme que não podemos correr quando o nosso objetivo é buscar a excelência no processo de liderar pessoas.

É preciso entender que os membros de sua equipe são seres humanos comuns como você, dotados de emoções. Lidar com pessoas é difícil. Ou melhor, extremamente difícil, pois cada um pensa de uma forma, reage de uma forma e possui controles emocionais de felicidade, raiva, medo e tristeza (dentre outras emoções) de formas diferentes.

Perceba que quanto mais você lida com uma pessoa em específico, mais você aprende a se relacionar melhor com ela, sabendo a forma de falar, sabendo a forma de conduzir e de colocar ideias. Porém, estas pessoas recebem informações e experiências externas ao ambiente corporativo todos os dias, fazendo com que as suas atitudes e comportamentos possam variar dia após dia, dificultando assim o seu processo de comunicação e liderança.

Pessoal versus Profissional

As pessoas, em linhas gerais, possuem problemas particulares, as quais trazem de casa ou de outros ambientes que frequentam. Definitivamente, acredito que é praticamente impossível separar os problemas de casa dos problemas da empresa. Você já deve ter ouvido a seguinte afirmação:

“É preciso deixar os problemas de casa em casa e não trazer para a empresa. Não levem problemas da empresa para sua casa…”

Não é tão simples assim lidarmos com nossas emoções e separarmos 100% os nossos problemas e desafios a todo o momento. Não existe um botão ou interruptor aqui nas minhas costas, onde eu “ligo” o Marco Meda que vai atuar como palestrante ou coach — esquecendo 100% dos problemas externos — e mais tarde “desligo” este e “ligo” o Marco Meda que vai atuar em casa com a família — deixando os problemas corporativos de lado.

Somos um só. Um ser completo, onde carregamos todas as cargas emocionais que passamos durante o dia. Vamos enchendo o nosso bolso de alegrias, tristezas, raivas e medos. Durante o tempo todo. O segredo está então na forma como lidamos com estas emoções. Que comportamentos e atitudes geramos ao lidar com tais emoções e como estas afetam as demais durante o nosso dia a dia?

A arte de lidar com pessoas: entender!

Entendendo como você reage, você poderá começar a entender como as pessoas reagem também. É preciso lembrar que lidamos com pessoas que possuem características próximas as nossas. Possuem emoções, problemas, limites e valores.

Quando estamos liderando pessoas, ou conduzindo uma equipe, direcionando profissionais em uma reunião, precisamos nos colocar no lugar destas pessoas e refletir:

  1. Por que meus liderados estão tão resistentes frente ao que estou falando?
  2. Será que estou afetando os seus valores pessoais?
  3. Será que possuem crenças que limitam ou restrigem o seu entendimento ou a aceitação de uma opinião?
  4. São paradigmas? São realmente problemas?
  5. O que eu — como líder — posso fazer para facilitar o caminho dos meus liderados?

Precisamos respeitar o limite das pessoas! Precisamos respeitar seus valores e crenças pessoais — pois a mudança pode ser algo extremamente complexa para algumas pessoas. Quando crianças, crescemos aprendendo certas crenças que vieram dos nossos pais e avós — que receberam de seus pais e avós também —, e aquelas crenças viraram leis irrefutáveis em nossas mentes.

Por diversas vezes, julgamos as pessoas com as quais nós trabalhamos. Acreditamos que elas possuem dificuldades de aprendizado, ou porque são pessoas difíceis — que não concordam com nada, ou que são complexas por natureza. Podem ser! Mas mais importante que isso é você — como um líder — enxergar esses valores e comportamentos pessoais e trabalhar com os mesmos. É preciso que você disponha de ferramentas e técnicas para “ler” as pessoas e saber os caminhos ou as lacunas para buscar uma comunicação eficiente no seu processo de lidar e conduzir pessoas. É preciso entender a mente humana. É preciso paciência e sabedoria para entender o outro. É uma evolução natural em que dia após dia você encontra maneiras para lidar com pessoas diferentes, complexas, difíceis e humanas.

Vídeo

Assista o vídeo que gravei sobre o assunto e logo abaixo vou colocar algumas sugestões práticas pra você refletir sobre a sua liderança:

Reflita

Saiba entender que as pessoas são diferentes, que pensam e agem de maneira diferente. Reflita sobre a sua forma de conduzir pessoas. Pense nisso e responda para você mesmo: “Você pode ser líder?”.

Com o objetivo de você iniciar uma profunda prática sobre suas ações, atitudes e comportamentos de liderança, inicie já uma reflexão que fará com que as ideias apresentadas neste capítulo sejam absorvidas e compreendidas. Responda já!

  1. O que tenho feito para entender as pessoas?
  2. O que posso fazer de diferente, a partir deste instante, para compreender melhor as pessoas?
  3. Quais são meus maiores erros como líder?
  4. Quais as competências que desejo desenvolver como líder?
  5. Que tarefa diária vou iniciar a partir de hoje em busca do meu desenvolvimento como líder que realmente fará a diferença?
16 de janeiro de 2017

2 Comentários em "Lidar com Pessoas é Fácil ou Difícil?"

  1. Excelente texto e vídeo, e sempre bom recordar essas dicas dadas. Parabéns!!!

  2. Brilhante Meda, cada dia que passa absorvo mais essas informações, grata.

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