O que é o tipo do Eneagrama?

O Tipo do Eneagrama é a nossa tendência central de personalidade psicológica, que nos acompanha desde a infância até o final da nossa vida.

Olá, aqui é o Meda e mais uma vez vamos nos aprofundar no mundo do Eneagrama! Se ainda não leu o primeiro artigo da série clique aqui e leia: O QUE É O ENEAGRAMA? (clique aqui). Preparei uma série de 5 artigos sobre o tema, além do teste que você pode fazer no final desta leitura… Caso já tenha lido o primeiro artigo da série, vamos em frente!

Todos nós temos um pouco de cada tipo do Eneagrama em nosso perfil psicológico, alguns tipos mais e outros menos. Estes tipos se manifestam em momentos e condições diferentes na nossa vida. Porém, cabe ressaltar que um tipo é o nosso CENTRAL e está na raiz da nossa personalidade. É a nossa TENDÊNCIA CENTRAL DE PERSONALIDADE PSICOLÓGICA.

Segundo Nicolai Cursino, meu mestre de formação em PNL, Hipnose e Eneagrama, em seu livro “Eneagrama para Líderes” publicado em 2013 pela Editora Qualitymark: “Para algumas linhas espiritualistas, esse tipo já está conosco antes de nossa chegada nessa vida e permanece conosco após ela, até que a função dele tenha sido cumprida”.

Como trabalho de autoconhecimento, faz necessário que investiguemos, encontramos e compreendamos o nosso tipo principal de personalidade como parte fundamental de crescimento pessoal e profissional.

PRA QUE UM TIPO DE PERSONALIDADE?

O tipo de personalidade tem como objetivo principal a nossa PROTEÇÃO. É papel dele nos manter vivos, íntegros, e satisfeitos física, emocional, psicológica e socialmente. Quando nascemos, viemos ao mundo com o nosso estado essencial mais verdadeiro e pleno. Porém, conforme vamos crescendo, vamos nos distanciando desta nossa essência (que é a experiência mais plena da nossa alma). Desta forma, a vida (como uma ameaça) nos impõe medos, sensações de impotência e fraquezas. Para conseguirmos lidar com isso, o nosso “Eu Verdadeiro” fica escondido por uma nova camada chamada “Eu temido”… mas como não queremos mostrar esse lado feio da vida, criamos uma terceira camada de proteção, que chamo aqui de “Eu fingido”.

Assim, criamos máscaras e personagens. Criamos estratégias mentais, emocionais e instintivas repetitivas. São estratégias protetoras! Estas máscaras, estes personagens, estas estratégias que nos afastam da nossa essência, é o tipo do Eneagrama.

OS ELEMENTOS CENTRAIS

Os elementos centrais dos tipos do Eneagrama são:

  1. A Fixação
  2. A Paixão
  3. Os Mecanismos de Defesa
  4. As Crenças Centrais (como consequência dos anteriores 3 itens anteriores)

Desta forma, cada tipo do Eneagrama possui um conjunto único e específico destes elementos. Vamos detalhar abaixo…

A FIXAÇÃO

É uma estratégia de pensamento que se repete sempre. É uma ideia fixa que cada tipo do Eneagrama possui. As ideias fixas funcionam como um filtro por meio do qual o tipo da personalidade analisa e julga as coisas que acontecem ao seu redor. O problema é que estas ideias fixas consomem muita energia e consomem seus pensamentos.

A PAIXÃO

É a emoção viciada que cada tipo do Eneagrama possui. Ela acontece de forma automática, por isso viciada! Ela aparece com extrema frequência e intensidade, chegando a se tornar uma dependência. Quanto mais a personalidade deste tipo se sente com medo, sem controle, rejeitada ou insatisfeita, mais essa emoção aparece.

Como tudo isso é inconsciente, parece algo tão natural para nós que fica difícil a gente perceber a sua presença e mais difícil ainda perceber esta emoção no momento em que ela surge.

O MECANISMO DE DEFESA

Aqui está uma forma de estratégia do “tipo” pra se defender. É a psique tentando se perpetuar e se manter no controle. É como se fosse a “cola” que mantém a personalidade presente!

O desenvolvimento pessoal com o Eneagrama nos ajuda a tomar consciência da atuação do mecanismo de defesa específico de cada “tipo” e começar a desmontá-lo. O que não é fácil, pois, como o tipo foi criado para nos proteger das ameaças psicológicas e emocionais do mundo, nos mantemos presos à personalidade e distantes da nossa essência. É preciso muita paciência para lidar com os nossos próprios mecanismos de defesa.

AS CRENÇAS CENTRAIS

Pra quem conhece da PNL (programação neurolinguística), as crenças funcionam como FILTROS da realidade. Pro tipo de personalidade, o mundo é deste jeito! Ou seja, o mundo é o que a crença permite ver.

As crenças funcionam como um óculos especial pra ver o mundo, um fone de ouvido especial para ouvir o mundo e um coração especial pra sentir o mundo.

Nós enxergamos, ouvimos e sentimos o mundo exatamente da forma como acreditamos que ele é. Desta forma, o tipo da personalidade acaba encaixando o mundo em suas crenças e fica o tempo todo tentando comprovar esta “realidade” como se fossem verdades absolutas.

A realidade em si não existe! O que existe é uma percepção da realidade. O que um determinado tipo do Eneagrama chama de “verdade” ou de “realidade” tem muito mais a ver com o seu jeito de ver a vida (com base nas crenças) do que a realidade propriamente dita.

Portanto Tipo do Eneagrama = Ideias Fixas + Paixões + Mecanismo de Defesa + Crenças

eneagramaesg

O OBJETIVO DO ENEAGRAMA

De acordo com os detalhes que fiz acima, o grande objetivo do Eneagrama é realizar um trabalho de crescimento pautado em trazer pra consciência estes elementos e trabalhar neles para a evolução.

Quando olhamos cada tipo do Eneagrama tem, sim, tendências de comportamento, de estilos de comunicação, postura corporal, valores, estilo de liderança, conflito, preferências e repulsas. O benefício do Enegrama é compreendê-las e identificá-las para a busca do resgate da nossa essência, em busca do nosso EU MAIOR.

FAÇA O TESTE E DESCUBRA O SEU TIPO!

Se você ainda não conhece o seu tipo do Eneagrama, faça o teste neste link. É preciso entender que as tendências refletem desdobramentos prováveis dos elementos do tipo, e não obrigatoriedades. Ou seja, elas podem se modificar ao longo da nossa vida, de acordo com o nosso grau de desenvolvimento. Podem ainda se modificar por conta de fatores externos, por interferência de fatos, outras pessoas, educação e cultura.

A regra é entender que não importa tanto o que você faz, mas porque faz. Mas, claro que a propensão de se comportar de uma determinada maneira por conta das MOTIVAÇÕES do tipo do Enegrama é muito forte!

É importante entender que nenhum teste, nem mesmo o nosso (retirado do Livro “Eneagrama para Líderes” do meu mentor Nicolai Cursino), dá um diagnóstico infalível. O diagnóstico final deve partir sempre da própria pessoa, por meio da auto-análise e da auto-observação. É um profundo trabalho de autoconhecimento e reflexão sobre suas reais motivações para fazer as coisas.

Entenda o que te motiva e descubra o seu tipo do Eneagrama! Te vejo em breve no próximo artigo.

Um grande abraço,

Marco Meda

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?

Os Centros de Inteligência (em breve – vou subir na próxima semana)

As Três Tríades Centrais do Eneagrama (em breve – vou subir em 2 semanas)

Os Nove Tipos do Eneagrama (em breve – vou subir em 3 semanas)

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

 

Compartilhe nas redes sociais:

6 Comentários em "O que é o tipo do Eneagrama?"

  1. Artigo maravilhoso Meda. É impressionante como essas descobertas através do eneagrama nos levam ao caminho do autoconhecimento. É preciso um mergulho fundo dentro de nós pra identificar esses padrões a fim de evoluir. Gratidão querido!❤️❤️❤️

  2. Texto lindo, um mergulho profundo na alma, na nossa verdadeira essência.

  3. OLÁ BOA TARDE,
    Fiz duas vezes o teste do Eneagrama.
    A primeira vez num curso de Abordagem Sistêmica e o outro pela internet.
    A primeira vez deu 7 mas me identifiquei mto com o 4 e a segunda deu 4 mas me identifico com o 7.
    Dizem que não é possível. Talvez eu não me encaixe em nenhum rs. Poderia me ajudar.

    Grata, Fabricia

    • Olá Fabrícia, tudo bem?

      Este tipo de confusão é normal. O auto conhecimento gerado pelo Eneagrama faz entendermos as motivações que existem por trás das nossas ações. Você é quem precisa descobrir. O ideal é você iniciar um profundo estudo e leitura sobre os 2 tipos. O tipo 7 (Otimista) e o tipo 4 (Intenso). Não há como você realmente ser os dois tipos ao mesmo tempo. O que pode acontecer, é que você É um tipo e ESTÁ outro tipo, por conta da sua vida pessoal ou carreira profissional.

      Eu, por exemplo, sou um tipo 7 e já me confundi com o tipo 4 também. Quando eu estava com o meu nível de desenvolvimento ainda baixo e não havia evoluído do 7, eu perdia constantemente foco e buscava um escapismo muito rápido parando de fazer uma coisa e iniciando outra. Isso eu confundia com um “Tipo 4”, mas não é. O 4 perde foco se ele não encontra um PROPÓSITO ou SIGNIFICADO por uma tarefa. Já o 7, perde foco, por acreditar que tem algo no futuro mais interessante pra fazer do que está fazendo no presente. Ou ainda, o 7 muda de foco para não se permitir sentir dor ou sofrimento. Ok?

      Grande abraço, Marco Meda

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.