Socorro! Tenho que falar em Público.

Falar em público. Este é com certeza um dos principais medos do ser humano. Medo não. Pavor! Esta é a palavra mais adequada para muitas pessoas que possuem extremo receio de se expor frente aos outros. Por que isso acontece? Será que fomos repelidos a falar quando crianças? Será que fomos criticados pela forma como nos apresentávamos? Será que algumas más experiências anteriores nos colocaram em posições de constrangimento tão grande que eu não sou capaz hoje de enfrentar sequer o meu chefe, ou conduzir uma simples reunião?

A grande verdade é que a ORATÓRIA é hoje, na minha visão, um pré requisito para o Sucesso! É mais do que necessidade para o líder corporativo. É ferramenta básica e essencial para gestores que precisam conduzir equipes usando métodos adequados de comunicação, bem como palestrantes, coaches, consultores e profissionais que atuam na área de educação corporativa, professores e educadores que buscam inovação na sua forma de ensino, vendedores em busca de melhores resultados, profissionais em busca de atendimento de excelência junto aos seus clientes. Enfim, profissionais que ocupam ou almejam posições de destaque no mundo corporativo e que estão em constante comunicação.

Acredito infalivelmente na existência de dúvidas no que tange a melhor forma de “conversar” com pessoas. Dúvidas do tipo: Como instigar pessoas a parar tudo o que estão fazendo para ouvi-lo? Como conquistar seu expectador em poucos minutos? Como reter 100% da atenção de uma plateia? Como dominar a atenção em uma reunião? Qual a abordagem adequada para treinar a sua equipe? Como trabalhar com emoções fortes durante uma palestra? O que fazer para conquistar seguidores? Qual a postura de um verdadeiro comunicador corporativo? Como criar um ambiente favorável e conquistar a confiança do público? Quais as atitudes que trazem resultado no auditório? Como controlar comportamentos e criar sinergia com seus expectadores? Como desenvolver palestras inesquecíveis e assertivas? Quais os verdadeiros segredos da didática corporativa?

Se você é um profissional que necessita estar à frente de pessoas, expondo-se a todo o momento, sendo a referência, então VEM COMIGO! Se você busca o seu desenvolvimento pessoal e profissional no disputado mercado global e deseja fazer a diferença quando falar, então VEM COMIGO! Se você busca ser maior e melhor, não se intimide, busque a motivação necessária, encha-se de otimismo, haja como um entusiasta e prepare-se para uma série de textos sobre Oratória e Comunicação Corporativa que irão ao ar nos próximos 10 dias!

Por anos, treinamento, capacitando, formando, ensinando, educando e conduzindo pessoas, as técnicas e ideias inovadoras, que foram testadas, funcionaram e foram validadas pelo mercado corporativo estarão descritas aqui neste blog, o qual você pode utilizá-lo como seu guia para fazer com que pessoas o sigam! VEM COMIGO? Vamos desvendar os segredos da COMUNICAÇÃO e da ORATÓRIA?

A DICA DE HOJE é a seguinte: VOCÊ CONHECE PROFUNDAMENTE SEU PÚBLICO?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber em que palco você irá pisar. É preciso saber para qual público você vai falar. Um princípio importante da boa comunicação está na capacidade de você criar empatia com o seu público. Para tanto, é necessário que você realize uma pesquisa antecipada a respeito dos seus expectadores.

Qual é o seu público? São executivos e empresários de alto nível? Você vai falar para uma plateia de universitários? Você irá conduzir uma reunião de vendas, onde o seu objetivo é ao mesmo tempo motivá-los e desafiá-los para a nova campanha de vendas da empresa? Seja qual for o seu público é preciso adequar a sua linguagem.

Quando você for convidado para realizar uma palestra, conduzir uma reunião, realizar uma aula em um MBA, o seu primeiro foco de atenção é conhecer antecipadamente quem são seus alunos, seus clientes – ou seja, quem irá ouvi-lo.

Conhecendo antecipadamente seu expectador, você é capaz de preparar uma apresentação focada nas necessidades do seu público e assim realizar uma abordagem com a “cara” do seu cliente. A pior sensação é quando um interlocutor fala algo que não possui relação com a realidade de quem o ouve. Assim, cria-se uma distância entre você e seu público ao invés de você criar uma ponte para acessar os pensamentos de quem o ouve e assim conseguir alcançar os seus objetivos na respectiva aula, palestra ou reunião.

Entendo que aparecer de repente ou chegar de surpresa em uma apresentação é um dos maiores riscos que você pode correr. Por você não pesquisar e não conhecer de maneira antecipada quem irá ouvi-lo fará com que você cometa erros graves de comunicação, perdendo tempo em apresentar algo que não esteja focado nas necessidades de quem o ouve, e assim, a sua capacitação e conhecimento sobre o assunto em questão é colocado à prova. Por negligenciar um ponto extremamente simples, poderá colocar a perder um belo trabalho que você acreditou estar bem preparado.

Portanto, faça antecipadamente uma pesquisa. Visite sites na Internet. Caso seja convidado para realizar uma palestra em uma empresa, procure conhecer o plano estratégico da empresa, pesquise os valores e a filosofia da empresa, seus produtos e serviços, quem são seus clientes. Qual a região de atuação da empresa, como é o seu sistema de produção, como é a sua logística de distribuição. Pesquise o nível de satisfação dos clientes desta empresa, pesquise o que esta empresa representa para o mercado.

Qual o nível de expectativa o seu público possui? O que eles esperam de você? Como você foi apresentado a eles: “como a solução dos problemas” ou “como o salvador da pátria”? Será que você vai atendê-los? Você foi apresentado como um “palestrante show”? Como um “palestrante motivacional”? Cuidado para não ser motivo de gozação. Estas são algumas das questões que você deve se preocupar antes de iniciar qualquer forma de comunicação com o seu público. Procure saber como a universidade descreveu suas habilidades e currículo ao seu respeito. Procure saber – nos corredores – que antecedem a sua palestra ou a sua aula? Quais são os rumores sobre seu nome e do assunto que você irá abordar?

Caso você vá conduzir uma apresentação para os diretores da empresa pela qual você trabalha, pesquise antecipadamente os seus diretores. Como eles são? Como pensam? Como reagem? Como tradicionalmente se comportam frente às notícias que você apresentará na reunião? Qual é o formador de opinião que poderá influenciar os demais? Qual diretor você precisa lidar com mais cautela devido sua emoção mais forte frente aos demais? Qual é o diretor que poderá ficar ao seu lado, lhe prestando apoio nas suas argumentações e agregando valor na sua apresentação? Pesquise! O mesmo vale para você que lidera uma equipe – conheça pessoalmente cada membro da sua equipe e prepare-se!

Fica a dica e te vejo amanhã! Um sorriso e um passo a frente.

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