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Por onde começar?

Por Marco Meda

Sempre me perguntam nos meus cursos de formação em técnicas de oratória e comunicação corporativa: “Meda, por onde começo? Qual a abordagem inicial?”. Vamos as dicas!

Ante de você entrar em cena, é necessário que uma música faça o fundo e crie o clima (filtro da PNL) para a sua palestra ou aula. Ao se posicionar frente ao seu público, é necessário que a música de fundo seja encerrada. Como o som ambiente irá mudar, todos automaticamente irão olhar para você que já está posicionado. Faça seu cumprimento formal, desejando uma boa noite, boa tarde ou bom dia. É importante emoção e entusiasmo logo na sua primeira fala – pois ela mostrará para seu público o ritmo e o clima da sua abordagem. Jamais fale de você e de seu currículo neste momento – pode soar arrogante! Na abordagem inicial pode ter certeza que o publico não está muito interessado no seu currículo e sim no que você irá agregar.

Neste momento, se você ainda estiver nervoso, cuidado com o posicionamento de suas mãos e pés. As mãos devem estar soltas e se necessária uma posicionada sobre a outra – jamais no bolso. As palmas das mãos devem estar voltadas para cima, pois é um sinal de receptividade. As pernas devem estar entre abertas, demonstrando uma posição de segurança.

Os primeiros cinco minutos irão determinar o que o público pensa e julga sobre você. Este é um dos principais pontos de atenção ao iniciar um discurso, uma palestra ou uma apresentação em uma reunião. Nos primeiros momentos em que você começar a falar, as pessoas irão fazer uma análise de você. Estarão olhando para seu jeito, suas roupas, sua aparência, seus gestos, sua voz, seu cabelo, enfim tudo. Infelizmente as pessoas reparam em detalhes que não deveriam, pois a atenção deles deveria estar focada no que você está falando ou apresentando.

Digo que nos primeiros minutos da apresentação o seu expectador ainda não está ouvindo o que você está falando, portando você precisa adotar novas técnicas que farão com que seu público fique contigo 100%!

O segredo da abordagem inicial está nas perguntas. Você deve preparar uma abordagem pautada em perguntas abertas para seu público. Os seus primeiros slides, caso vá trabalhar com uma apresentação no telão, devem conter figuras e perguntas que irão direcionar o início da sua apresentação – induzindo o ambiente informal e descontraído de perguntas que você fará.

Com base nas suas perguntas, você é capaz em poucos minutos de chamar a atenção do seu público, criar desde o início um ambiente descontraído e ao mesmo tempo conhecer as expectativas com relação ao tema que irá abordar. Neste momento, o público percebe inconscientemente a sua preocupação em ouvi-los, bem como o seu formato mais informal de trabalhar no ambiente do auditório. Este é um dos grandes segredos da didática corporativa. Jamais comece a falar sem antes fazer perguntas e sentir em que ambiente você está.

A partir deste momento, tenho plena certeza que você conquistou a atenção de todos – ou pelo menos da grande maioria, e os detalhes irrelevantes de observação e julgamentos do seu público nas primeiras percepções foram perdidos ou até esquecidos, pois você se mostrou atencioso e diferente dos palestrantes medíocres.

É exatamente neste momento em que você se apresenta. Ou seja, já se passaram alguns minutos, alguns slides já foram apresentados e este é o momento adequado para você se apresentar, dizendo o seu nome, de onde você é e qual o seu objetivo (obviamente respondendo as expectativas que você acabou de perguntar). Garanto que você não terá expectador piscando ou dormindo, pois estarão ligados contigo nas respostas e resultados que você tem com relação às expectativas que eles lhe contaram na sua abordagem inicial.

Assim, sutilmente você entra no assunto principal da sua aula, reunião ou palestra, conduzindo com maestria o seu discurso. Esta fase sutil das perguntas, da sua apresentação para o conteúdo em si, passará despercebida pelas pessoas, fazendo com que sua palestra tome um ritmo dinâmico e diferenciado.

Somente no final da palestra é que você pode dar mais detalhes a respeito do seu trabalho e apresentar seu breve currículo – se isso for realmente importante para você. Faça seu comercial só no final e não mais do que 3 minutos!

Ok? Teste a sua abordagem inicial, pense nisso e me conte seus resultados. Um grande abraço! Um sorriso e um passo a frente.

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