Os Centros de Inteligência do Eneagrama

Todos nós já passamos por alguma situação em nossa vida em que nossa mente queria ir para um lado e o nosso coração para outro...

E aí? Tudo bem? Este é o terceiro artigo de uma séria de 5 artigos que estou escrevendo sobre o Eneagrama, além do Teste que colocamos aqui no Blog da Meda Academy. Se você ainda não leu os 02 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama?clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama?clique aqui…

Os 03 Centros de Inteligência do Eneagrama

Caso você já tenha lido os 2 artigos anteriores, vamos agora nos aprofundar nos 03 Centros de Inteligência do Eneagrama. O Enegrama trabalha com a ideia de que nós possuímos três centros de inteligências principais, cada um com autonomia para tomar decisões e energia suficiente para levar a ações distintas. Você já se pegou sentindo que as vezes age somente com o coração? Conhece pessoas que são pura razão? Outras que saem atropelando tudo e estão sempre agindo de forma instintiva? Pois bem, o Eneagrama é dividido em 03 centros:

  • Centro da Inteligência MENTAL
  • Centro da Inteligência EMOCIONAL
  • Centro da Inteligência INSTINTIVA

Todos nós possuímos os 3 centros de inteligência, porém com peses e frequências diferentes, dependendo do nosso tipo do Eneagrama. O que acontece é que na maioria das vezes estes centros de inteligência estão desequilibrados em nós… ou estamos muito no corpo (instinto), ou muito na cabeça (mentais) ou no coração (emocionais). Quando estamos em desequilíbrio, um deles roubam a energia dos demais – criando assim uma espécie de ditador interno, que comanda nossas interpretações da vida e nossos comportamentos. cbebb835d355a54e93a68c1ec5a30d07 O equilíbrio destes centros de energia ou inteligência é um trabalho mega avançado de desenvolvimento pessoal. Como  ferramenta de autoconhecimento o Eneagrama se torna um guia para este desenvolvimento. Quando os três centros estão decidindo e trabalhando juntos na mesma direção, o conflito interno desaparece e a congruência das decisões começam a aparecer. Vamos entender melhor cada um deles.

CENTRO DA INTELIGÊNCIA MENTAL

Está localizado na nossa cabeça. É o centro da inteligência racional, responsável pelas ideias, pensamentos, e criatividades. Insights e interpretações analíticas da realidade estão aí. A preferência é racional! Aqui estamos mais conectados com o ar. Aqui as deciões são tomadas de forma mais analítica e racional.

CENTRO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Ou ainda chamado de CARDÍACO, está localizado no nosso peito, próximo ao coração. Ele é responsável pela nossa habilidade de nos conectarmos com as outras pessoas, de senti-las e de nos deixar sentir por elas. A preferência é emocional! As decisões aqui são tomadas com base no coração, na conexão com as pessoas.

CENTRO DA INTELIGÊNCIA INSTINTIVA

Ou ainda checado de CORPORAL, está localizado na barriga, um pouco abaixo do umbigo. Aqui se expressam energias fortes como a raiva, a energia sexual e principalmente a inteligência da sobrevivência física. Aqui nos conectamos com a terra. As espécies mais básicas do nosso planeta estão conectados a energia instintiva. As decisões são tomadas com base nas sensações físicas (cinestésicas) corporais e da inteligência celular espalhada por todo o corpo. E aí me conta? Você é mais MENTAL? Mais EMOCIONAL? Ou mais INSTINTIVO? Já tinha pensado nisso? Te espero no próximo artigo onde vou detalhar as 03 Tríades Centrais do Eneagrama com base nas inteligências descritas neste texto. Te vejo no próximo texto. Um grande abraço, Marco Meda

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama? O que é o Tipo do Eneagrama? As Três Tríades Centrais do Eneagrama (em breve – vou subir na próxima semana) Os Nove Tipos do Eneagrama (em breve – vou subir em 2 semanas) Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino. Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui. 

2 Comentários em "Os Centros de Inteligência do Eneagrama"

  1. Ótimo texto Meda. Muito fácil de assimilar, ainda mais após o curso de PNL. Aguardo o próximo! Abraço!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.