Os 9 Tipos do Eneagrama

Conheça neste material os 09 Tipos de Personalidades do Eneagrama...

Enfim! Chegamos no artigo final da nossa série sobre ENEAGRAMA.

Se você ainda não leu os 04 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – aqui…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…

Os Nove Tipos de Personalidade

eneagrama1

De acordo com o estudo aplicado ao Eneagrama e a sua aplicação são vários nomes atribuídos a cada tipo de personalidade. Aqui vamos detalhar os nomes com base no livro “Eneagrama para Líderes” de Nicolai Cursino. Vamos aos nomes dos tipos:

TIPO 1: o PERFECCIONISTA

É um buscador de qualidade, correção e excelência. Busca PERFEIÇÃO!
Prima pela qualidade.

Animal: Formiga (trabalho duro com regras e hierarquia)

Dons de Liderança: Busca pela excelência no trabalho e na equipe.

Riscos da Liderança: Reativo, muito crítico, defensivo quando criticado, inconsistente na própria ira, muito detalhista, controlador, sempre tem uma opinião e é impaciente. Muitas vezes INTOLERANTE.

O que domina a Personalidade do Tipo 01:

PAIXÃO (vício emocional):

Ira / Raiva – explosão ou implosão incontrolada e destrutiva da raiva reprimida.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Ressentimento – pensamento repetitivo, fruto da raiva reprimida daquele que não foi “correto”. Fica remoendo as coisas por muito tempo.

MECANISMO DE DEFESA:

Formação Reativa – oposição ou reação ao “mau” comportamento, controle dos impulsos, anseios e desejos do instinto. Aparece como uma força corporal de cima para baixo, tentando abafar e controlar os impulsos vindos da região abaixo do umbigo (raiva, prazer e demais impulsos animais).

Quando o Tipo 01 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Serenidade / Aceitação – percepção emocional de que as pessoas e todas as outras coisas são perfeitamente como são. Não há nada a ser corrigido, pois mesmo o que parece imperfeição para o homem, é perfeito e é exatamente do jeito que deveria ser na perspectiva da máquina perfeita que é o universo. Essa é uma percepção emocional superior e só pode ser entendida quando sentida por aquele que sente.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 01:

PERFEIÇÃO – percepção direta da realidade de tudo o que existe é em essência correto e justa. Todas as coisas que acontece são perfeitas. É uma percepção, e não uma análise ou emoção e, portanto, só pode ser compreendida quando vivida e não através de palavras.

TIPO 2: o AJUDANTE

É um buscador de relacionamentos humanos calorosos e de intimidade na prestação de serviços. Busca PRESTEZA!

Prima pela afetividade e pelo relacionamento. É altruísta. É considerado o PRESTATIVO do Eneagrama.

Animal: Cachorro (fidelidade, precisa de carinho, ajudante)

Dons de Liderança: Motivação e prestação de serviços.

Riscos da Liderança: Indireto, não fala não, raiva quando é não é apreciado, inconsistente de sus necessidades, muita ênfase nas relações e dá pra receber. Muitas vezes PATERNALISTA.

O que domina a Personalidade do Tipo 02:

PAIXÃO (vício emocional):

Orgulho – sentimento de que os outros dependem dele e ele, por sua vez, não depende de ninguém. Um sentimento de ser superimportante, indispensável na vida dos escolhidos: “O que seria deles sem mim?”. Esse sentimento se manifesta, também, na dificuldade em admitir suas próprias vontades, necessidades e carências, bem como o cansaço acumulado pela dedicação excessiva de atenção dos outros.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Adulação (elogio em excesso) – uso constante de incentivos, encorajamentos e elogios como forma de conquistar e ganhar a atenção das pessoas escolhidas como especiais e importantes.

MECANISMO DE DEFESA:

Repressão – falta de consciência e de atenção em relação às próprias necessidades como forma de não enxergar sua vontade de receber cuidados e atenção dos outros. Trata-se de uma maneira de não se dar conta de suas carências emocionais ou não priorizá-las.

Quando o Tipo 02 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Humildade – reconhecimento emocional das próprias necessidades, do desejo por atenção e do cansaço em fazer coisas pelos outros, abrindo-se para pedir ajuda também. Ver-se como ser humano, e não mais do que isso.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 02:

LIBERDADE – percepção direta da realidade de que a verdadeira doação é livre e desinteressada, não necessitando de reconhecimento ou criação de vínculo entre o doador e o recebedor. A noção de que a sedição aos outros não exige nenhuma forma de apego faz com que as pessoas tenham liberdade para ter sua própria vida e seus próprios caminhos, sem amarras emocionais.

TIPO 3: o VENCEDOR

É um buscador de superação, sucesso e conquista de metas. Busca PERFORMANCE! É também chamado de REALIZADOR ou MOTIVADOR.
Prima pela vitória e pelo sucesso. É narcisista. É considerado o BEM-SUCEDIDO do Eneagrama!

Animal: Pavão (gosta de aparecer, de mostrar-se)

Dons de Liderança: Obtenção de resultados.

Riscos da Liderança: Competitivo, nem sempre disponível, abrupto, esconde sentimentos, excessivo, pouco tempo para relações e impaciente. Muitas vezes VAIDOSO demais.

O que domina a Personalidade do Tipo 03:

PAIXÃO (vício emocional):

Mentira (autoengano) e Ilusão – sentimento de que é o máximo e de que, de fato, é o personagem de sucesso que criou para interagir com as outras pessoas e conquistar a sua atenção. Engana-se ou ilude-se, acreditando na imagem que criou para si mesmo e escondendo sentimentos reais de não aprovação e de medo do fracasso.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Vaidade – estratégia de pensamento repetitiva que procura fazer com que a imagem do tipo 3 seja sempre bem-vista perante os outros e perante si mesmo. Artimanhas mentais para a autopromoção e estratégias para impressionar os outros por meio da imagem, títulos, sucesso e resultados.

MECANISMO DE DEFESA:

Identificação – assumo os atributos (comportamentos, pensamentos e estilo) da imagem que acredita ser a bem-sucedida e a mais desejada, acreditando realmente ser tudo aquilo que construiu em busca de aprovação.

Quando o Tipo 03 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Verdade e Verdade – percepção direta da existência do ser, ou seja, noção de que temos uma essência mais profunda e não precisamos realizar nada ou conquistar nada para termos um lugar ao sol. Percepção de que nosso ser mais profundo é mais importante do que as nossas realizações – uma percepção profunda de que “ser o que eu sou basta”.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 03:

ESPERANÇA – compreensão de que o tipo não depende só do seu esforço e de que existe um fluxo natural e um tempo para as coisas. Compreensão de que não existe uma pessoa que seja o centro do universo e de que todos somos igualmente parte dele.

TIPO 4: o INTENSO

É um buscador de significado maior para as coisas, de um diferencial para si mesmo e da paixão que motiva as pessoas. Busca PROFUNDIDADE! É também chamado de INDIVIDUALISTA.
Prima por significado. É personalista. É o ROMÂNTICO do Eneagrama.

Animal: Borboleta (contempla o belo, intensidade de cores)

Dons de Liderança: Busca da paixão de cada um.

Riscos da Liderança: Intenso, autocentrado, “de lua”, entedia-se facilmente, guiado pela culpa, dificuldade de aceitar críticas, retira-se e desilude-se. Muitas vezes CRÍTICO demais.

O que domina a Personalidade do Tipo 04:

PAIXÃO (vício emocional):

Inveja – comparação emocional. Uma sensação emocional de que algo está faltando e de que, de alguma forma, esse algo se encontra lá fora, em alguém diferente, em um lugar diferente ou em um momento diferente. Segue-se, então, uma comparação com os outros, uma ilusão, que leva à impressão de que os outros têm aquilo de que ele sente falta.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Melancolia – pensamento repetitivo, fruto de não conseguir ser o que acredita que deveria ser (idealização da imagem do eu). Esse pensamento é seguido de um foco mental nessa sensação de vazio (“Algo está faltando na minha vida”), que se reflete em uma doce tristeza, a qual atrai a compaixão e a empatia dos outros.

MECANISMO DE DEFESA:

Introjeção – o coração torna-se um leitor, aspirador e processador de sentimentos. As situações são percebidas por meio de uma leitura emocional delas. Os sentimentos lá de fora são trazidos, vividos e interpretados, e aí sim o contexto é “entendido”. A realidade volta-se para o mundo interno dos próprios sentimentos.

Quando o Tipo 04 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Equanimidade (virtude de não se alterar, imparcialidade) ou Equilíbrio Emocional – condição superior de um estado de profundo equilíbrio emocional. O oceano das emoções torna-se um mar sereno e equilibrado. Não há superioridade ou inferioridade entre as pessoas. Existe apenas a diferença.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 04:

ORIGEM – percepção da mente quando ela está em profundo equilíbrio e clareza. Trata-se da percepção de ser alguém conectado com a fonte única de todas as coisas. É um estar centrado, sentindo-se completo e aparado por essa fonte.

TIPO 5: o ANALÍTICO

É um buscador de conhecimento e objetividade. Busca PRIVACIDADE! É também chamado de INVESTIGADOR.
Prima por conhecimento. É racionalista. É considerado o mais OBSERVADOR do Eneagrama.

Animal: Coruja (símbolo da inteligência)

Dons de Liderança: A importância da objetividade.

Riscos da Liderança: Desconectado, reservado, muito independente, pouco assertivo, pouca ênfase nas relações, crítico dos outros. Muitas vezes APÁTICO.

O que domina a Personalidade do Tipo 05:

PAIXÃO (vício emocional):

Avareza – uma sensação emocional de que é necessário retrair-se, apegando-se ao pouco que tem e protegendo-so, de que tornar o coração bem pequenino e protegê-lo por muralhas é melhor maneira de preservá-lo de um mundo avassalador. Aparece também como um apego a uma necessidade de saber, entender e conhecer para preencher o mundo emocional.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Mesquinhez e Economia – pensamento fixado em controlar, organizar e planejar os próprios recursos por apego e por um receio de que não haverá o suficiente se houver desperdício. Esse filtro de pensamento pode sr aplicar à economia (viver com menos, usar só o necessário) em diferentes áreas da vida, variando de pessoa pra pessoa. Entre essas áreas estão: espaço, tempo, dinheiro, energia, recursos materiais, palavras e emoções.

MECANISMO DE DEFESA:

Isolamento Emocional – evita criar ligação afetiva profunda com os outros, mantendo-se e protegendo-se no mundo conhecido, previsível e controlado da razão.

Quando o Tipo 05 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Desapego – percepção emocional de qualidade superior (virtude) de que não á necessidade de se apegar emocionalmente a nada na vida: espaço, conhecimento, pessoas ou qualquer coisa que pareça preencher um vazio. Constatação de que basta se colocar em fluxo com o universo, aceitar sua parte e deixar fluir o todo através de si, sendo, dessa forma, parte de um continuum infinito.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 05:

ABUNDÂNCIA – percepção direta da realidade a partir da mente em estado equilibrado de clareza. Constatação de que os recursos e a energia estão disponíveis para si e para os outros em abundância e de que eles fluem livre e continuamente, de modo que não há necessidade de economizar envolvimento com a vida, até porque, quanto mais nos envolvemos, mais recebemos.

TIPO 6: o PRECAVIDO

É um buscador de segurança, previsibilidade, planejamento e insights. Busca PRECAUÇÃO! É também chamado de GUARDIÃO ou LEAL.
Prima por segurança. É legalista. É considerado o mais QUESTIONADOR do Eneagrama!

Animal: Canguru (na dúvida, bate!)

Dons de Liderança: Insight e Planejamento.

Riscos da Liderança: Preocupado, muito comprometido, muito desafiador, não gosta de ambiguidade. Muitas vezes CONTROLADOR.

O que domina a Personalidade do Tipo 06:

PAIXÃO (vício emocional):

Medo e Ansiedade – o medo aparece como uma paralisação, fruto da sensação de incapacidade perante perigos e desafios. Aparece também como emoção dominante e viciada, acompanhada de uma série de reações corporais: adrenalina, aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, elevação da ansiedade diante do futuro supostamente inseguro. Essa emoção aparece também, maioria das vezes, acompanhada pelos vários mecanismos mentais de Precaução e Antecipação.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Precaução / Antecipação – uma estratégia de pensamento repetitiva que aparece como um questionamento em relação a tudo e todos para se sentir seguro. É a filosofia do “ver para crer”, do desconfiar até que se prove o contrário. Procura reduzir seu medo e ansiedade querendo saber informações sobre tudo, querendo antecipar o futuro, imaginando os possíveis problemas para se precaver deles. Uma atividade mental intensa, ansiosa e preocupada, que cria muitos cenários mentais de futuro, sempre ao som de vozes internas. Quando imagina o perigo, foge ou reage agressivamente, com arrogância.

MECANISMO DE DEFESA:

Projeção – tendência de projetor lá fora (nos eventos, nas pessoas e nas coisas) aquilo que está acontecendo interiormente. No caso da dúvida e da insegurança que tem em relação a si mesmo, estas são projetadas e se transformam em dúvida e desconfiança em relação aos outros. O medo do futuro se transforma em medo no futuro de outras pessoas ou, até mesmo, é justificado pelos infinitos eventos perigosos que aparecem na TV. Os piores cenários são imaginados, com a projeção, sempre, do mais negativo de forma catastrófica. O medo e a insegurança que sente dentro de si passam a ser vistos nas outras pessoas, como forma de tornar-se mais protegido deles.

Quando o Tipo 06 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Coragem – um estado emocional superior em que o coração sente a força inabalável que tem dentro de si e, por isso, age a partir dessa força, desse movimento de ação. É um agir pelo coração. É enfrentar a vida como ela é, com o coração aberto.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 06:

– um estado mental de total confiança em si mesmo e na vida, sem necessidade de se prevenir ou imaginar cenários. Aliás, não há pensamento no futuro, apenas a vida no presente, com uma enorme clareza mental de que as coisas acontecem como deveriam acontecer e, portanto, não há com o que se preocupar. A mente permanece calma e tranquila.

TIPO 7: o OTIMISTA

É um buscador de inovação e flexibilidade. Busca PRAZER! É também chamado de ENTUSIASTA.
Prima por prazer e inovação. É Generalista. É considerado o mais SONHADOR do Eneagrama!

Animal: Macaco (pula de galho em galho, adora se divertir)

Dons de Liderança: Inovação e Flexibilidade.

Riscos da Liderança: Impulsivo, não focado, rebelde,  evita situações dolorosas, empatia inconsistente pelos outros,  reativo a críticas, racionaliza, não gosta de rotina. Muitas vezes ANSIOSO.

O que domina a Personalidade do Tipo 07:

PAIXÃO (vício emocional):

Gula – um sentimento viciado e insaciável de querer mais e mais de todas as coisas. Uma vontade de devorar ideias, prazeres mentais, estímulos externos e novidades. Tudo isso ao mesmo tempo. Uma compulsão por diferentes experiências, por querer experimentar de tudo um pouco, mas quase nunca aprofundando-se. A quietude emocional parece um tédio enlouquecedor, pois, com isso, a gula não consegue saciar-se.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Planejamento ou Imaginação Positiva – uma estratégia de pensamento repetitivo focada em sonhos e ideias de um futuro prazeroso, otimista, onde tudo parece dar excepcionalmente certo. Nesse futuro, não aparecem dificuldades, dores nem tristeza, apenas entusiasmo e prazer. Quanto maior a dificuldade do agora, mais os sonhos se intensificam, atraindo toda a atenção e empolgação da pessoa do tipo 7. Eles parecem tão reais que a vontade de vivê-los é imediata. Trata-se de um mecanismo mental que, impulsionado por múltiplos estímulos mentais, atua também como um dévio de atenção das frustrações e limitações da realidade prática.

MECANISMO DE DEFESA:

Racionalização – um mecanismo mental para defender-se das sensações de limitações, dores, tristezas, compromissos e frustrações. Trata-se de construir desculpas racionais (história inteligentes e persuasivas) que convencem a si mesmo e aos outros, dando significados positivos a qualquer fato da vida. Tudo parece ter um “lado bom”, mesmo as coisas mais difíceis. Esse convencimento mental é, muitas vezes, inconsciente e evita que o tipo 7 mergulhe de verdade, da cabeça para as profundezas do coração.

Quando o Tipo 07 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Sobriedade (presença) – uma realidade emocional de qualidade superior (virtude) que faz o indivíduo viver profundamente cada coisa que se apresenta em sua vida, sem tentar escondê-la, racionalizá-la ou fugir dela. Um estado de sentir e fazer uma coisa de cada vez, do princípio ao fim, completamente imerso. Toda a sua atenção é focada nessa única coisa, como se nada mais existisse, e essa coisa é o agora, aquilo que se apresenta. Cabeça limpa e pura, coração sóbrio, atitudes moderadas e meditativas.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 07:

OBRA, PLANO DIVINO (MISSÃO) – uma percepção mental elevada da realidade do cosmos, uma compreensão de que sua vida faz parte de um plano muito maior do que si mesmo, que serve ao propósito da obra divina. Trata-se do entendimento e da aceitação profundos do seu papel nesse plano, atingindo um verdadeiro prazer de entregar-se ao trabalho que for necessário, de acordo com o papel que lhe foi designado, como parte de uma sabedoria maior. A ilusão de que se é o próprio Deus e tornará a sua vida prazerosa do jeito que sua mente planeja dá lugar a uma aceitação e um alinhamento com o planejamento divino.

TIPO 8: o PODEROSO

É um buscador de controle e de fazer coisas importantes acontecerem. Busca PODER! É também chamado de ESTRATEGISTA ou LÍDER.
Prima por controle. É estadista. É considerado o mais CONFRONTADOR do Eneagrama!

Animal: Leão (força e poder)

Dons de Liderança: Fazer coisas importantes acontecerem.

Riscos da Liderança: Controlador, demanda muito, altas expectativas de si mesmo e dos outros, não gosta de ritmo lento, sente-se usado, desdenha das fraquezas e excessivo. Muitas vezes AUTORITÁRIO.

O que domina a Personalidade do Tipo 08:

PAIXÃO (vício emocional):

Luxúria – uma dinâmica viciada em transbordar energia emocional sem medida, não importando o tamanho da situação ou do estímulo. Essa energia é projetada brutalmente para fora, impactando e intimidando os que se aproximam. O excesso é usado como forma de alavancas força e poder: excesso no impacto, excesso nos momentos, excesso na voz e assim por diante. É uma dificuldade emocional de dosar a própria energia.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Vingança – pensamento fixado em “dar o troco merecido” para aqueles que cometem supostas injustiças, abusos de poder ou incorrem em mentiras. Esse pensamento é algo natural e justificado para a pessoa do tipo 8, já que em sua visão trata-se apenas de fazer justiça. Essa é uma visão de mundo do tipo “olho por olho, dente por dente”, uma crença de que é justo que as coisas funcionem assim no mundo.

MECANISMO DE DEFESA:

Negação – não admissão de qualquer coisa que seja sinal de fraqueza e vulnerabilidade pessoal (erros, doenças, dependências, limites, carências ou emoções de medo e ternura) Essa negação é muitas vezes inconsciente, o que evita que o tipo 08 se dê conta de seu enorme medo de expor seus pontos mais vulneráveis por detrás de sua couraçam rígida.

Quando o Tipo 08 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Inocência – uma percepção emocional de qualidade superior (virtude) desprovida de preconceitos ou reações pré-programadas na interação com os outros e consigo mesmo. A tendência da personalidade do tipo 8 de relacionar-se com as pessoas defendendo-se de supostos ataques – mantendo-se, dessa forma, apegada a um passado de violência, opressão e ataque – dá lugar a uma qualidade de interagir com os outros com o coração de uma criança inocente, totalmente entregue, totalmente desprovida de qualquer traço de violência passada, totalmente vulnerável e confiante, como se fosse, assim, um novo encontro cada momento.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 08:

VERDADE DIVINA – nesse estado superior da mente, o tipo 08 é capaz de ter uma percepção direta das coisas, desligando-se das inúmeras ideias preconcebidas e preconceitos pelos quais julga a realidade Sua tendência de enxergar e defender somente a sua verdade desaparece e da lugar a uma aceitação das verdades das outras pessoas. Trata-se também de uma percepção de que esse mundo prático e concreto em que vivemos é, na verdade, uma ilusão e uma pequena parte de uma verdade maior, invisível sutil e de muitas dimensões.

TIPO 9: o MEDIADOR

É um buscador de harmonia, consenso e inclusão. Busca a PAZ! É também chamado de PACIFICADOR.
Prima pela harmonia. É pacifista. É considerado o mais PRESERVACIONISTA do Eneagrama!

Animal: Elefante (agressivo-passivo, presença e segurança)

Dons de Liderança: Inclusão e Consenso.

Riscos da Liderança: Não assertivo, esquece prioridades, procrastina e agressivo-passivo. Muitas vezes FOGE dos conflitos.

PAIXÃO (vício emocional):

Preguiça (Inércia) – um sentimento de preguiça aparece todas a vezes que o tipo 9 coloca o foco em suas questões prioritárias. Quando ele investiga o seu maior desejo, aquele projeto realmente só seu (e não o da família ou o da empresa), vem uma grande inércia de que não lhe permite ver ou dar o primeiro passo necessário para fazer as coisas acontecerem. Essa preguiça também aparece para que ele não veja o que o incomoda. Prefere não olhar para isso e ficar na zona de conforto, sem desarmonia, sem confusão, com tendência a manter tudo como está, mesmo que esse não seja o seu desejo mais profundo.

FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental):

Indolência (não sente dor) – uma tendência de pensamentos de menor valia em relação a si mesmo, como se, lá no fundo, não acreditasse que tem tanto valor e importância como as demais pessoas. É como se seus sonhos e suas questões pessoais não fossem tão relevantes diante das inúmeras coisas da vida. Esse pensamento gera uma tendência à acomodação, uma falta de energia todas as vezes que algo importante e difícil precisa ser resolvido. É mais fácil “deixar pra lá” do que sair da zona de conforto e incomodar a si mesmo e às outras pessoas. Parece que não vale a pena ou não é algo tão importante a ponto de causar uma desarmonia, seja ela interna ou externa.

MECANISMO DE DEFESA:

Narcotização – a narcotização é uma sensação física, corporal de estar “dopado”, de sentir falta de energia ou vontade quando a questão é colocar-se em primeiro lugar, fazer aquilo que é sua prioridade. É também uma forma de se anestesiar, desviando a atenção de tudo que gera conflito.

Quando o Tipo 09 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

VIRTUDE (percepção emocional superior):

Ação Certa – um sentimento que leva o tipo 09 a agir imediatamente para fazer a prioridade que precisa ser feita. Nesse estado, tudo aquilo que é o passo mais importante para ele em sua escalada de crescimento pessoal é feito de imediato, sem delongas. Não existe sujeira confortavelmente empurrada para baixo do tapete por preguiça do trabalho que vai dar lenvantá-lo e pela bagunça que vai ficar na sala. Imediatamente, o que precisa ser feito é feito. A Ação Certa é também uma expressão de amor por meio de ações, de trabalho duro, para construir, de fato, o mundo lá fora.

Dica final para o crescimento pessoal e profissional do Tipo 09:

AMOR – é uma constatação mental extremamente clara e segura de que todas as pessoas do planeta têm um imenso valor e são absolutamente importantes, fundamentais, centrais. É também a certeza de que existe um amor incondicional vindo de um plano superior, o qual está disponível para todas as pessoas e coisas, e de que faz parte dessa união, recebendo integralmente esse amor. Uma percepção de que todas as coisas estão ligadas e são de, certa forma, uma coisa só.

As PAIXÕES e FIXAÇÕES de cada tipo

01-artigo

Os ANIMAIS de cada tipo

6684263

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo texto.

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?

O que é o Tipo do Eneagrama?

Os Centros de Inteligência do Eneagrama

As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

E pra terminar de uma forma divertida (como um bom 7 que sou… hehehe), encontre o seu tipo na figura abaixo…

eneagrama-4

Um grande abraço,

Marco Meda

Compartilhe nas redes sociais:

1 Comentários em "Os 9 Tipos do Eneagrama"

  1. Oi Meda, muito divertida a ilustração! Acabei de me encontrar ali. 😉 beijos

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.