fbpx

O Sistema de Chakras

O Sistema

Você já ouviu falar em Sistema Chakras?

O Sistema de Chakras é um modelo para o fluxo de energia sutil que corre por toda a Vida e pelo sistema energético humano. É como uma escada que nos leva do campo físico, por meio dos trabalhos da mente e do espírito superior, para o campo da Consciência Divina. – Ambika Wauters

Chakras: Vem do Sânscrito e significa “Roda de Luz”, refere-se ao vórtice de energia magnética do núcleo da Terra, essa roda é responsável por nossa força vital. Nós humanos temos Sete Chakras principais, outros vinte e um menores.

Todo elemento vivo é revestido de uma energia sutil, ou corpo de força. Em nós seres humanos podemos chamar de Aura, que age em nosso corpo como uma bolha que circula o campo energético

As funções dos Chakras é: serem condutores de energia, trazendo energia da Terra, circulando-a por todo nosso corpo e liberando-a como consciência Divina. Ao passo que quanto mais nos libertamos para vivenciar o amor e a pureza, nos tornamos mais amplos, evoluídos e realmente saudáveis. Manter a nossa saúde e nosso bem-estar, depende do equilíbrio dos nossos Chakras.

Muitas vezes eu fico me perguntando, como as pessoas se sentem quando os Chakras estão desequilibrados, como ter a consciência e se aperceber dos sintomas?!

Os sintomas podem ser diversos, dentre eles é possível sentir desconfortos diário, um desânimo repentino, ou até mesmo disfunções crônicas. E a melhor estratégia é conhecer a funcionalidade de cada Chakra, e entender seu sistema energético, para assim equilibrar e curar as deficiências do nosso corpo físico, emocional e espiritual.

Os Chakras

Chakra Básico

muladhara1
Lótus de 4 pétalas

Muladhara que vem do sânscrito, e significa raiz ou suporte.

Está localizado no períneo, na base da coluna cervical.

Seu elemento é a Terra, sua cor é o vermelho, o cristal é o Jaspe-sanguíneo, e o seu animal é o elefante, na Índia representado por Ganesha, aquele que traz boa sorte, alegria e saúde.

É responsável por manter a Vida vibrante e sustentável, trazendo suporte e segurança afastando de nós o caos e o mal, está ancorado na Terra, afim de nos proporcionar força interior, paciência, foco, estabilidade e capacidade de manifestar nossos sonhos.

Quando desejar se conectar ao Chakra Básico, repita o seguinte mantra uma vez ao despertar e uma vez antes adormecer:

Vivo da minha integridade. Amo do meu coração. Estou conectado à Vida em toda a sua Glória.

Chakra Sacral

sacral-chakra
Lótus de 6 pétalas

Suadhisthana vem do sânscrito, e significa Minha doce morada.

Está localizado cinco dedos abaixo do umbigo, está associado aos órgãos sexuais, bexiga, útero e próstata.

Seu elemento é água, seu cristal é a coralina, sua cor é laranja e seu animal é o crocodilo, ele nos mostra que precisamos de alimento, descanso e exercícios.

É responsável por construir o sistema imunológico e fortalecer o corpo físico, ele controla nossa sexualidade, nossas emoções e nossas finanças reagindo através da água, é comum pessoas que guardam muitas emoções e sentimentos terem retenção de líquido e inchaços pelo corpo. A essência deste chakra é ter consciência que o que temos e fazemos é bom o suficiente, já que ele controla o nosso apetite por comidas, sexo e prazeres, a maior virtude é criar limites saudáveis para proteger sua força Vital.

Quando desejar se conectar ao Chakra Sacral, repita o seguinte mantra uma vez ao despertar e uma vez antes adormecer:

Sinto o poder de Cura em mim conforme afirmo meu valor e honro meu corpo.

Chakra Plexo Solar

c321
Lótus de 10 pétalas

Manipura vem do sânscrito, e significa Joia brilhante.

Está localizado ao redor do estômago, este órgão assim como fígado, pâncreas, intestino e músculos estão diretamente ligados aos chakras, a indigestão e acidez estomacal se dá através de seu desequilíbrio.

Seu elemento é o fogo, seu cristal é o Olho de Tigre, sua cor é amarela.

O nome deste Chakra é baseado no sol, a fim de representar o centro de nosso senso de identidade, decompondo ideias, para que sejam assemelhadas mentalmente para que assim possamos nos desenvolver e evoluir. Ele especialmente é responsável por nossa personalidade e ego, devemos nos atentar a grande virtude de conectar-se ao Eu Superior, deixando aflorar autoestima, confiança e liberdade de escolha apercebendo-se aos exageros do mundo externo.

Quando desejar se conectar ao Chakra Plexo Solar, repita o seguinte mantra uma vez ao despertar e uma vez antes adormecer:

Sou digno de amor, bondade, luz e respeito, apesar do que tenha feito.

Chakra Cardíaco

c422
Lótus de 12 pétalas

Anahata vem do sânscrito, e significa Liberto.

Está localizado no meio do peito, está associado ao coração, pulmões e circulação, os principais problemas físicos do desequilíbrio deste chakra, são os relacionados a parte cardíaca e respiratória.

Seu elemento é o ar, seu cristal é a Aventurina, e suas cores são rosa e verde.

A natureza deste Chakra é amorosa, operando no plano físico, emocional e energético, buscando a cura através do amor e bondade, e sabendo que quando ampliamos a nossa percepção afetiva, oferecemos e recebemos o amor incondicional. Ele é o centro do sistema energético humano, e assim como o coração através do sangue alimenta todos os nossos órgãos, o chakra alimenta a nossa Vida através do AMOR.

Sua virtude é deixar o Amor ser o centro da Vida e aprender a amar a si próprio, antes mesmo de amar o outro, assim aceitamos a unidade da Vida e através deste sentimento irradiamos a alegria de existir. Ao acessar este chakra, significa ter consciência de quem somos, e o que estamos fazendo neste Universo, não havendo divisão e muito menos distinção, porque no reino do coração, estamos ligados ao DIVINO.

Quando desejar se conectar ao Chakra Cardíaco, repita o seguinte mantra uma vez ao despertar e uma vez antes adormecer:

A iluminação espiritual é a consciência de somos amor, ancoro meu coração na verdade, no amor e na graça de Deus.

Chakra Laríngeo

vishudda_chakra
Lótus de 16 pétalas

Vishuddha vem do sânscrito, e significa Purificação.

Está localizado na parte interna e externa da garganta, está associado também a boca, dentes, mandíbula e orelhas, quando se encontra em desequilíbrio pode ser associado a dores de garganta, disfunções no hormônio da tireoide e problemas na coluna cervical.

Seu elemento é o éter, seu cristal é a Sodalita, sua cor é azul turquesa, e suas qualidades é a comunicação e criatividade.

É conhecido como “Boca de Deus”, simboliza a passagem para o reino espiritual e superior, exalando o aspecto de ser aquele que oferece orientação, estar em equilíbrio com este Chakra é ouvir e seguir atentamente seus desígnios. Ele é o centro energético que distingue através da fala os seres humanos dos outros seres vivos, ele nos concede o dom de nos expressar, para honrar essa dádiva é indispensável ter um comprometimento de falar a verdade, isto nos leva a experiência do nosso verdadeiro Eu Superior.

O mesmo quando não vivencia essa verdade, e guarda magoa e sentimentos como raiva e rancor, se fecha dificultando o fluxo de energia para os chakras Frontal e Coronário.

Quando desejar se conectar ao Chakra Laríngeo, repita o seguinte mantra uma vez ao despertar e uma vez antes adormecer:

Vivo em minha verdade, comunico a minha verdade, sou a verdade.

Chakra Frontal

chakra-frontal-ajna-6_sh
Lótus de 2 pétalas

Ajna vem sânscrito, e significa Perceber e saber.

Está localizado entre as sobrancelhas, está relacionado aos olhos, seios da face, base do crânio e lobos temporais. Disfunções como enxaqueca e problemas oculares são associados a este chakra.

Seu elemento é o cosmo, seu cristal é a Ametista sua cor é o índigo, e o animal que o representa é o falcão, simbolizando a visão clara e penetrante.

É conhecido como o “Terceiro olho”, é o centro de controle e cultiva uma mente forte e independente, geralmente está plenamente desenvolvido aos 30 anos, onde já absorvemos experiência e conhecimento para pesar e mensurar nossas escolhas. Se na primeira infância passar por repressão familiar ou do meio onde vive, pode haver um bloqueio deste chakra, o mesmo vai lutar para enfrentar esses limites por toda a Vida.

Em sua faixa saudável nos faz experienciar as dádivas da reflexão espiritual e contemplação do nosso Eu Superior. Suas qualidades é a sabedoria, imaginação, intuição e conhecimentos, ao passo que cultivarmos crenças positivas e relevantes sobre o nosso Eu e os outros, vamos vivenciar uma Vida resiliente e forte para superar possíveis rupturas.

O poder de cura, é uma função de nossa mente, o mesmo abre a nossa percepção para acessar a verdade, a sabedoria e a consciência intuitiva, nos auxilia também a reconhecer quem somos, e que somos todos um conectados diretamente ao ECOSSISTEMA.

Quando desejar se conectar ao Chakra Frontal, repita o seguinte mantra uma vez ao despertar e uma vez antes adormecer:

Abro-me para conhecer meu guia interior, minha sabedoria e acredito ser ilimitado (a) em minha capacidade de ter alegria, cura e ser a felicidade.

Chakra Coronário

download
Lótus de mil pétalas

Sahasrara vem do sânscrito, e significa Mil vezes mais.

Está localizado no topo da cabeça, além do crânio esta associado ao córtex cerebral e pele, quando o mesmo se encontra em desequilíbrio é comum a pessoa ter disfunções de aprendizado e dificuldades com a espiritualidade, podendo ter distúrbios alcoólicos e de insônia.

Seu elemento assim como o Chakra Frontal, é o cosmo, seu cristal é o Quartzo transparente, sua cor é violeta, e sua ligação espiritual estar em contato direto com a Fonte Divina.

É a maior conexão com a Divindade, é a mais bela fonte de cura do sistema energético humano, o amor, a espiritualidade e este poder de cura a partir da ancoragem do chakra Básico com a Terra, tendo origem a Vida, até o chakra Coronário que é a energia espiritual mais elevada, nos permite vivenciar as mais diversas experiências no campo físico, emocional e espiritual.

Ele se abre quando acessamos a nossa maturidade psicológica e nosso desenvolvimento espiritual, onde pode acarretar muitas mudanças em nosso ciclo, por exemplo quando reconhecemos a Nossa Missão de Vida e Jornada Divina, neste momento é possível haver alguns conflitos e desafios de aceitação interna e externa, mas ao mesmo tempo é possível ter a consciência e insights espirituais, que estamos no caminho certo, e somos capazes de vivenciar o nosso propósito Superior.

Este propósito é a cura através da mente amorosa e acolhedora, conforme a abertura deste chakra acontece adquirimos a consciência Divina, aprendemos a reconhecer que somos amados e orientados por uma Fonte Superior e Maior, e cada um de nós estamos aqui por uma Razão.

A Iluminação ou Samadhi, ocorre quando o poder do Chakra alcança o nível máximo de consciência, sendo a união com a Divindade, em que o ego se dissolve em força Universal nos tornando uma coisa só, este é o estado de graça em que a pessoa sente a unidade de toda a Vida, sabendo que o espírito é eterno, imaculado e sempre pacífico.

Quando desejar se conectar ao Chakra Coronário, repita o seguinte mantra uma vez ao despertar e uma vez antes adormecer:

Deus está em mim, sobre mim, abaixo de mim e ao meu lado sempre. Agradeço pela minha vida, por quem sou, e pelo que o Divino tem me permitido que me torne.

Desejo

O meu desejo é que ao fim desta leitura você tenha se permitido ao Despertar de seus conhecimentos, e em breve estarei de volta, através de um novo artigo, para lhe contar com funciona o processo de alinhamento dos ChakrasQue a Luz Divina guie e ilumine os seus dias.

Namastê!

1 de dezembro de 2016

4 Comentários em "O Sistema de Chakras"

  1. Jane meire ferreira da silva.30 de novembro de 2016 disse 21:21:Responder

    Minha princesa kety, este artigo é de pura sabedoria e aprendizado, me fez mais uma vez aprender coisas que nem imaginava, e o melhor, com você…Que Deus possa te iluminar e abençoar e que muitos mais artigos igual esses venham..

  2. Ah, o que falar de você ?? Do artigo??

    Amei, obrigada por me fazer tão bem… E acrescentar tanto “positivamente” em meus dias.

    Um abraço, Ro.

  3. E o vídeo dos 7 Chakras e a Energia Kundalini já está no YouTube: https://youtu.be/OhvnF0JH9J8

  4. Que legal Kety poder entender ou conhecer este assunto que sempre me chamou a atenção, amei tudo!!, parabéns pelo artigo, grata

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.