O que é o Eneagrama?

O ENEAGRAMA é um sistema que apresenta 09 tipos de personalidade. É uma ferramenta de autoconhecimento. Um guia capaz de orientar a sua jornada de crescimento pessoal, profissional, psicológico e espiritual.

Você sabe o que é o ENEAGRAMA?

Olá, atendendo a muitos pedidos, vamos falar de ENEAGRAMA! Se você já ouviu falar deste sistema, este texto pode complementar os seus conhecimentos. Caso ainda não conhece o Eneagrama, vamos juntos mergulhar nesta jornada de autoconhecimento. Este texto é o primeiro de 5 artigos sobre o tema que preparei aqui no Blog da Meda Academy…

E se houvesse um sistema que nos permitisse ver e entender melhor quem somos? E quem são os outros? E se esse sistema nos auxiliasse a discernir melhor nossos filtros – ou seja, a forma como “vemos” o mundo?! E se existisse um sistema que pudesse mostrar de uma forma clara e profunda nossas principais questões psicológicas, nossos pontos fracos e nossos pontos fortes em nossas relações?

E se esse sistema não só nos mostrasse nossos principais problemas, mas também indicasse como lidar satisfatoriamente com eles? E se ele também nos fizesse voltar-nos para as profundezas de nossa alma? Pois bem, este é o ENEAGRAMA.

O ENEAGRAMA é um sistema que apresenta 09 tipos de personalidade. É uma ferramenta de autoconhecimento. Um guia capaz de orientar a sua jornada de crescimento pessoal, profissional, psicológico e espiritual.

É um sistema de desenvolvimento pessoal e profissional, que se estende ao desenvolvimento de sua psique e também da sua personalidade.

O nome Eneagrama descreve o símbolo composto por 9 pontos identificados ao longo de um círculo. É uma figura geométrica que representa graficamente os tipos essenciais de personalidade presentes na natureza humana e suas complexas inter-relações. Este símbolo é composto de três elementos principais:

  • Um círculo externo – que representa A UNIDADE
  • Um triângulo equilátero – que representa A TRINDADE, a divisão do todo em três partes
  • Uma hexade (figura de 6 pontos)

eneagrama-partes

A palavra Eneagrama vem do grego ennea, que significa “nove”, e grammos, que significa “figura, desenho”; assim, a palavra representa uma “figura de nove pontas”.

Com base em leis matemáticas complexas e muita geometria, de acordo com Nicolai Cursino em sua brilhante obra “Eneagrama para Líderes” publicada em 2013 pela Editora Qualitymark – uma das melhores obras no Brasil:

“Seja como for, sabe-se que o Eneagrama não foi algo inventado ou criado pelo homem, e sim descoberto por ele, e que sua sabedoria provém de uma inteligência superior à humana.”

Ainda de acordo com Cursino, desde as primeiras civilizações cristãs, passando pela Idade Média e pelo Oriente, encontram-se vestígios e traços do desenho do Eneagrama.

De acordo com Don Riso e Russ Hudson – os “papas” do Eneagrama no mundo: “Sem autoconhecimento, não iremos muito longe em nossa jornada de crescimento, nem seremos capazes de manter o progresso obtido. Um dos maiores riscos do trabalho de transformação é que o EGO tenta esquivar-se do trabalho psicológico mas profundo lançando-se cedo demais ao transcendente. Isso ocorre porque ele sempre se julga muito mais “avançado’ do que realmente é.

Nicolai Cursino estuda diretamente com Russ em seu centro de formação na Califórnia. Em um dos treinamentos de formação que eu fiz com Nicolai, eu e ele conversamos sobre a importância do trabalho de TRANSFORMAÇÃO e como o ser humano pode se valer do Eneagrama como um sistema e uma ferramenta que pode nos apoiar neste trabalho. É um trabalho de prática de auto-observação e compreensão do significado das próprias experiências. Pra isso precisamos de um profundo trabalho de presença – percepção de alerta e expansão da consciência. Falando nisso, eu escrevi outro artigo sobre o estado de presença e o poder do agora. Clique aqui se ainda não leu o texto “O poder do agora”.

A ORIGEM

Como um grande conhecimento antigo foi trazido ao ocidente em meados do século XX por George I. Gurdjieff, um filósofo e mestre espiritual armênico, que valeu-se do Eneagrama para ensinar uma série de leis fundamentais sobre o funcionamento do homem e de muitas coisas no universo.

Na década de 70 o conceito foi adaptado por Oscar Ichazo e Claudio Naranjo como uma descrição dos nove tipos psicológicos centrais de personalidade – tema da nossa aplicação aqui na Meda Academy e do nosso artigo. Atualmente os melhores trabalhos e estudos são realizados por Don Riso e Russ Hudson na Califórnia nos EUA e por Nicolai Cursino no Brasil.

NO MERCADO CORPORATIVO

Com foco no mercado corporativo o Eneagrama é para gestores de pessoas um sistema de desenvolvimento organizacional através das pessoas descrevendo com muita precisão COMPORTAMENTOS PROVÁVEIS de cada um dos 9 tipos de personalidade.

Através do Eneagrama no mercado corporativo nós conseguimos:

  1. Descrever as MOTIVAÇÕES por trás das ações;
  2. Entender as CRENÇAS e as ESTRATÉGIAS inconscientes por trás das decisões;
  3. Propor as ROTAS exatas e mais eficientes de CRESCIMENTO e EXPANSÃO para além dos padrões de cada tipo

É possível prever os MOTIVADORES e as ESTRATÉGIAS por trás do comportamento.

Trata-se de um mapa e uma estratégia de maturidade, desenvolvimento pessoal e profissional baseado em um profundo trabalho de autoconhecimento. Após terminar de ler este texto, se ainda não conhece o seu tipo, você pode descobrir o seu tipo do eneagrama com a ajuda do teste aqui em nosso site.

PARA LÍDERES

Como ferramenta de liderança e de relacionamento interpessoal corporativo, o Eneagrama permite que líderes tomem consciência, planejem e desenvolvam suas melhorias e competências de liderança com foco nas necessidades da empresa. Para o desenvolvimento de equipes, o Eneagrama permite que os líderes consigam notar as reais motivações, as estratégias e as formas de perceber o mundo de cada membro da sua esquipe, podendo assim desenvolver ambientes e relações mais sustentáveis na relação líder-liderado, bem como entre os membros da equipe. É realmente possível que o Eneagrama possa ser utilizado como uma ferramenta de mudança real e evolução – para melhorias de comportamentos, desenvolvimento de novas atitudes, novas habilidades e ajustes de comportamentos inadequados (e previsíveis pelo eneagrama).

PARA PROFISSIONAIS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS

Como ferramenta de vendas e negociação o Eneagrama cai como uma luva para desenvolvimento de equipes comerciais, uma vez que trabalha estratégias de abordagens diferenciadas dos vendedores e negociadores conforme o seu perfil. O vendedor é capaz de entender o que MOTIVA o seu comprador a tomar a decisão. Com o Eneagrama o vendedor descobre o que realmente faz seu cliente adquirir um produto ou serviço ou ainda a aceitar uma negociação devido o conhecimento de tem de cada tipo. Com o Eneagrama o profissional da área comercial consegue saber o que afasta o cliente! É possível prever padrões comportamentais dos seus prospects e assim desenvolver abordagens adequadas a cada tipo, garantindo ainda mais sucesso nas vendas e negociações.

CONCEITOS CENTRAIS

Existem alguns fundamentos centrais do Eneagrama das personalidades. São conceitos centrais ou pressupostos que definem as regras. Vamos a elas:

  • Não somos uma personalidade, e sim temos uma;
  • Não somos escravos da maneira como sempre agimos e pensamos;
  • Cada um de nós possui um dos nove tipos do Eneagrama como seu tipo predominante de personalidade;
  • Nosso tipo não muda, mas nós mudamos;
  • Nenhum tipo é melhor do que o outro;
  • Nossa personalidade nos defende e nos protege e, ao mesmo tempo, gera sofrimento pelo distanciamento do nosso verdadeiro eu.

É preciso entender que nosso tipo é determinado por ESTRATÉGIAS MENTAIS, por VÍCIOS EMOCIONAIS, por MECANISMOS DE DEFESA, MOTIVAÇÕES e CRENÇAS CENTRAIS e não por comportamentos, por atitudes ou pelo que fazemos exteriormente.

O comportamento é somente o resultado. Tais atitudes acontecem por que tem algo por trás… que nos MOTIVA. O que importa é PORQUE VOCÊ FAZ o que faz, o que busca conquistar com isso e o que está tentando evitar.

Cada tipo do Eneagrama possui uma estratégia mental repetitiva e tendenciosa, chama de FIXAÇÃO.

E possui também um vício emocional, ou seja, uma emoção que se apresenta com mais frequência que as demais e uma intensidade maior, de forma desequilibrada e viciada, chamada no Eneagrama de PAIXÃO.

Enfim, cada tipo do Eneagrama possui uma CRENÇA CENTRAL específica a respeito da vida e de como sobreviver a nela.

UMA BREVE DESCRIÇÃO DOS 9 TIPOS

Tipo 01 – PERFECCIONISTA
Pode liderar pela integridade e pelo bom senso OU sucumbir ao perfeccionismo e ao ressentimento.

Tipo 02 – AJUDANTE
Pode brilhar pela generosidade e pelo poder de cura OU ver-se obrigado a lutar contra a adulação e a possessividade.

Tipo 03 – VENCEDOR
Pode tornar-se um inspirador exemplo de excelência e autenticidade OU buscar o sucesso e o status a qualquer custo.

Tipo 04 – INTENSO
Pode ser um modelo de criatividade e intuição OU cair na irritabilidade e na afetação.

Tipo 05 – ANALÍTICO
Pode demonstrar inventividade e intelecto visionário OU torna-se cada vez mais isolado e excêntrico.

Tipo 06 – PRECAVIDO
Pode ser um exemplo de coragem e lealdade OU ter de lutar contra a ansiedade e a rebeldia.

Tipo 07 – OTIMISTA
Pode ser um indivíduo ardente e realizado OU deixar-se deter pela impaciência e impulsividade.

Tipo 08 – PODEROSO
Pode ser um líder forte e magnânimo OU controlar e intimidar as pessoas.

Tipo 09 – MEDIADOR
Pode aglutinar as pessoas e sanar conflitos OU controlar e intimidar as pessoas.

O TESTE pra descobrir o seu tipo já está disponível, caso tenha feito, vamos em frente? Você pode ler os próximos artigos onde eu detalho ainda mais sobre o tema. Aguarde…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Tipo do Eneagrama? (clique aqui para ler o artigo)

Os Centros de Inteligência (em breve – vou subir em 2 semanas)

As Três Tríades Centrais do Eneagrama (em breve – vou subir em 3 semanas)

Os Nove Tipos do Eneagrama (em breve – vou subir em 4 semanas)

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

Abraaaaço meu mestre “Yaodalai”!

captura-de-tela-2016-09-22-as-19-05-33
Nicolai Cursino e Marco Meda

Save

Save

Save

Save

Compartilhe nas redes sociais:
4 de outubro de 2016

12 Comentários em "O que é o Eneagrama?"

  1. Oiii Meda, sou apaixonada pelo assunto e mesmo fazendo trabalhos profundos com essa poderosa ferramenta, adorei ver e ler seu artigo. Acredito que o Eneagrama entrou na minha vida e foi e ainda é transformador. Espero que este continue ajudando pessoas se encontrarem em suas tendências e movimentos, bem como melhorar suas relações intrapessoais e interpessoais. Ansiosa pelos próximos.. Até!!

  2. Muito interessante e estou curiosa, para receber mais informações. Gratidão por mais esse aprendizado!!!

  3. Interessante Meda, fiz o teste muito legal, ansiosa pelos próximos artigos, grata pelo artigo, sempre nos surpreendendo!!!

  4. Ilza Clima da Silva SCabini4 de outubro de 2016 disse 09:16:Responder

    Adorei os resultados, conhecimentos novos para eu me auto avaliar, obrigada Meda!

  5. Nossa Meda me identifiquei muito com o resultado! Muito obrigada por essa oportunidade!!!!

  6. Maravilha, Marco, super claro. Mto obrigada. Bjs.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.