fbpx

O poder do agora

E aí? Tudo bem?! Na semana retrasada eu escrevi sobre “gente que reclama”, se você ainda não leu… dá uma olhada. Como eu comentei naquele artigo, eu descobri que pessoas que não atingiram suas metas é também devido ao fato de passarem um tempo danado na reclamação ao invés de estar em plena ação.

Topa se aprofundar ainda mais? A solução está no AGORA!

O poder do momento presente

Muitos de nós simplesmente ignoramos o poder do momento presente. Estamos vivendo fisicamente no agora, porém nossos pensamentos estão no passado ou no futuro e isso afeta diretamente o nosso foco.

Você já se pegou em alguns momentos, tendo a sensação que perdeu o foco pois sua mente começou a viajar rumo as tarefas que você AINDA tem que fazer? Digo “ainda”, pois não são tarefas que você deve ou precisar fazer agora e sim tarefas que serão realizadas mais tarde. Neste exato momento na linha do tempo, você perde o foco no presente, no que realmente importa pra você e deixa sua mente vagar rumo ao futuro (sem planejamento).

Por outro lado, eu vejo pessoas realizando o movimento contrário, ou seja, perdem o momento presente e viajam rumo ao passado, lamentando as coisas que deveriam ter feito, ou lamentam sobre fatos, pessoas e ações que sinceramente não há mais o que fazer, pois elas ficaram no passado!

Traçando uma linha do tempo, nós podemos entender que as pessoas que vivem focadas no passado são as “RECLAMONAS” e as que vivem focadas no futuro de maneira excessiva são as “ANSIOSAS”.

captura-de-tela-2016-09-12-as-13-47-03

Ambas estão perdendo tempo e foco, pois estão OCUPADAS com as lamentações e reclamações do passado ou estão PREOCUPADAS com os pensamentos de “coisas” que podem acontecer no futuro.

O QUE FAZER?

É preciso alinhar o seu propósito, suas metas em um plano futuro, aliado as ações no presente. Entenda que o seu passado foi o caminho que lhe trouxe até o momento presente e seus comportamentos e atitudes passadas geraram aprendizado e fizeram você ajustar a rota.

Não reclame, faça! Não se perca em sua ansiedade, coloque seus pés no chão, assuma a sua presença no agora e planeje as suas ações rumo ao seu sucesso.

Seguem algumas dicas práticas do que eu tenho feito:

  1. Mantenho meus 2 pés colados no PRESENTE
  2. Com os pés no presente eu PLANEJO o meu futuro (não deixo os pés saírem do presente)
  3. Com os pés no presente eu APRENDO o que aconteceu no meu passado (sem lamentar, sem reclamar e ainda sim com os pés no presente)

 

Eu uso a seguinte metáfora: imagino uma marca no chão, onde coloco meus 2 pés e me faço presente! Olho na minha frente e crio uma linha do tempo imaginária neste futuro colocando pontos específicos nos próximos meses e anos. Para cada ponto deste descrevo os objetivos que irei conquistar nestas datas. Ainda com os 2 pés no chão e OLHANDO SEMPRE PRA FRENTE, eu olho levemente na diagonal direita ou esquerda imaginando um “espelho retrovisor” onde vejo o meu passado SEM VIRAR O CORPO PRA TRÁS! Chamo este espelho de “espelho do aprendizado”. Perceba que o tempo todo estou com os 2 pés cravados no chão. Isso me mantém sempre no agora.

A ÚNICA COISA

Enfim, em busca de foco, com o objetivo de priorizar atividades e reduzir drasticamente tudo aquilo que nos deixa ansiosos no dia a dia, segue uma “pergunta mágica” que você deve fazer pra você todos os dias, em todos os momentos em que você sentir que a está ansioso:

Qual é a única coisa que você pode fazer agora que vai te trazer um resultado positivo e relevante?

Perceba que eu grifei 3 partes importantes desta pergunta:

  1. única coisa
  2. agora
  3. resultado

Ou seja, se você focar em fazer uma única coisa por vez, com foco no presente e com vistas para os resultados que você busca, você realmente deu o primeiro passo rumo ao seu sucesso: o FOCO!

Eu garanto pra você, que todas as vezes que me pego em um ciclo de ansiedade, eu coloco esta pergunta como um grande mantra:

“… qual é a única coisa que eu posso fazer agora que vai me trazer um resultado positivo e relevante…”.

Quando falamos de FOCO, é preciso buscar algo maior e muito mais forte que vai nos mover rumo aos nossos objetivos, nossas metas e enfim nossos sonhos.

Deixo pra você a dica dos livros de Eckhart Tolle que é um dos pioneiros no mundo sobre o estado de presença e o poder do agora.

captura-de-tela-2016-09-14-as-18-27-52

14 de setembro de 2016

8 Comentários em "O poder do agora"

  1. Marco seu texto é simplesmente fabuloso. A forma próxima de escrever e de fácil leitura. Um dia desses fiz um workshop com a Tania Mujica onde aprendi a meditação ativa que fazer exatamente tudo que fazemos na vida usando o poder da meditação que é justamente o estar presente aqui e agora! Foi fabuloso e pratico o tempo inteiro! Obrigda por compartilhar querido!

  2. Perfeito Meda, artigo para ler várias vezes, vou por em prática, grata pela palavras e dicas, Abraço

  3. Excelente o tema e o texto, foco no agora!!!obrigada por compartilhar.

  4. Fala amigo!
    Belo texto como sempre.
    Realmente esta frase tem poder!

    Obrigado e abraços!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.