fbpx

Momentos

Bom dia, boa tarde, boa noite!

O tema de hoje é sobre Momentos inesquecíveis.

Como você define os momentos mais especiais da sua vida? Eles acontecem com que frequência? Já parou para pensar em como poderia identificar mais momentos inesquecíveis?

Existem pessoas que acreditam no presente: em aproveitar ao máximo o tempo aqui na Terra, vivendo experiências únicas a todo momento; e pessoas que vivem mais no passado: se recordando dos melhores momentos vividos, seja com pessoas amadas ou quando estavam em uma situação mais favorável. Eu acredito que podemos equilibrar os dois, podemos nos agarrar nos melhores momentos de nossas vidas como âncora quando precisamos recordar algum sentimento ou emoção podendo também estar sempre em busca atentos para novos momentos inesquecíveis. Para isso, quero compartilhar com você como eu procuro admirá-los. Venha comigo refletir sobre o Poder do Momento apreciando melhor a vista da vida…

Estar Aproveitando

A frase “a vida acontece nos pequenos detalhes”, muitas vezes, é dita quando as pessoas entram no piloto automático, ao perderem o sentido de presença e precisam acordar. A tarefa de estar presente, às vezes, parece ser bem difícil, ainda mais quando deixamos a ansiedade tomar conta, ficando apenas dentro da nossa cabeça sem ver o presente. Também ocorre quando deixamos o nosso estado mental mais ativo do que o estado emocional e instintivo (se quiser saber mais sobre estes estados recomendo continuar seguindo o blog pois logo mais o Marco Meda irá nos ensinar sobre o Eneagrama). Para que um momento se torne inesquecível para nós, ele deve ter ativado algum sentimento em maior intensidade ou vários sentimentos ao mesmo tempo, formando assim uma memória – quem assistiu a animação da Disney “Divertida Mente” vai se lembrar como ele explica de forma brilhante a criação de uma memória.

Estar feliz

“Você sabe que encontrou a felicidade quando vive um momento que não quer que acabe”

Essa definição de Felicidade do filósofo Clóvis de Barros nos ensina que existem certos momentos na vida onde queríamos vivê-los para sempre, sendo eternos, acontecendo diversas vezes para aproveitá-lo de todas as formas, sentidos e detalhes. Talvez com pessoas queridas, estados emocionais marcantes. Se o momento é especial e nos trouxe felicidade, irá ficar em nossa memória. Já teve momentos os quais não queria que acabasse?

Estar Observando

A empatia, como foi descrita pelo Fernando Vila Real aqui no blog (leia o artigo aqui), é uma ótima maneira de identificar se conectando com o próximo. Gosto de aumentar ainda mais o poder dela, costumo dizer que possibilita também a auto-observação – ver o que está acontecendo a nossa volta de outra maneira. Isso possibilita fazer uma pergunta-chave… imagine que você pudesse parar o tempo por alguns instantes e pergunte-se:

“O que está acontecendo aqui?”…

Esse questionamento é mágico, pois permite que você veja o invisível aos olhos, aguçar os sentidos para chegar à uma conclusão e a resposta para os sentimentos que estão acontecendo em um determinado momento.

Estar Presente

Quando estamos presentes no momento, podemos apreciar o surgimento de certas sensações em tempo real, por exemplo, quando vamos em uma montanha russa pela primeira vez atingindo o ponto mais alto de êxtase e descarga de adrenalina. Sentimos que aquela sensação vai se repetir por muitas vezes mesmo você não estando mais no brinquedo. Pode também se repetir em um sonho. Outro exemplo, é quando atingimos o estado de plenitude porque nele podemos sentir a sensação de como é bom estar nesse estado e, assim que acontecer algo que te tire dele, é fácil perceber.

Estar em Fluxo

O que você entende por fluxo? (ou usando o termo original: Flow) Uma das melhores definições, para mim, é quando surge um sexto sentido e consigo ver muita coisa dando certo como se fosse planejada aquela sensação de “Era para ser assim”, faz parte do meu destino e que “Nada está acontecendo por acaso”. Aí pode surgir de ouvir a sua intuição dizendo: “Tudo está conforme planejado, só aprecie”. Você já teve essa sensação?

Estar em Busca

Já ouviu falar da palavra “Serendipidade“? Ela vem do inglês “Serendipity”, onde uma de suas definições é a descoberta de coisas valiosas ou aprazíveis que nós não procurávamos, ou seja, a descoberta afortunada e inesperada por acaso. Serendipidade é mais que oportunidade, coincidência, sorte ou providência. Para ser encontrada, precisamos estar proativamente num processo de busca para que, então, essas pequenas descobertas possam acontecer.

Estar Atento

Neste vídeo, com título “Olhe para cima”, o autor Gary Turk fala do mal que a obsessão pela tecnologia e redes sociais pode nos causar. Desde o vício tecnológico até a perda de momentos únicos em nossas vidas, como o exemplo mostrado. Imagine você perder a chance de conhecer a pessoa mais especial da sua vida porque você estava olhando para o celular?

Santa Ceia

Você valoriza as PESSOAS? Colocaria a oportunidade de estar com certas pessoas, em certos lugares, como prioridade em sua vida?

Aprendi a valorizar os momentos com pessoas especiais há algum tempo atrás. Vi a importância de aproveitar as chances, muitas vezes, até única de estar com algumas delas. Em vez de estar só ou me dedicando a algo de menor valor, independente de quanto tempo ou dinheiro me custe, sempre valerá mais a pena o aprendizado e a experiência com elas. Vou descrever para você um momento recente que ficou marcado em minha memória e os insights que obtive a partir dele:

Aconteceu há alguns meses atrás, mais precisamente após o curso de PNL & Hipnose da Meda Academy. Alguns amigos e eu, tínhamos planejado de irmos embora após o encerramento do curso, porém de forma inesperada, nossa querida “mamãe” Josi Meda, nos convidou para todos irmos jantar no restaurante do hotel fazenda. Eu topei na hora, pois estava em flow desde desde o primeiro dia (para quem já fez algum curso sabe como a imersão proporciona isso), porém surgiram algumas complicações relacionados ao horário e à viagem que iriamos fazer de volta, chegando quase a comprometer o convite, mas, depois de algumas conversas, conseguimos ir. No momento em que estávamos na mesa jantando, aconteceu algo mágico para mim… foi como se o tempo parasse para que eu admirasse aquele momento. O volume das conversas diminuíram ficando só o som ambiente e, exercendo o poder da empatia para a auto-observação não só de mim mas do grupo, pude ver com os olhos de cada um, sentir a plenitude que pairava no ar, remetendo aquela palavra maior chamada COMUNHÃO. Eu admirei aquele momento e tive o seguinte diálogo interno: “essa cena daria um belo quadro, e eu estou presenciando a pintura dele”. Como eram 12 pessoas jantando em harmonia, chamei aquele momento de Santa Ceia.

Apreciar a vista

É possível sentir quando um momento é especial por alguma razão, talvez, intuição de que aquela pequena fagulha de tempo ficará na memória para sempre. Quando você identificar uma obra-prima acontecendo na sua frente, aprecie a vista, respire fundo, sinta a energia e agradeça do fundo do coração por estar vivenciando tal momento (se quiser saber mais sobre o poder da Gratidão leia o artigo da Kety Ferreira aqui no blog). Talvez tenha até um diálogo interno que diga: “Obrigado Vida” ou “Obrigado Deus”. Nesse instante, você irá guardar aquela imagem, som ou sensação somente para você, e só após essa memória ser criada poderá então compartilhar o que vivenciou contando para alguém.

Se você já teve filhos, com certeza esses momentos acontecem com mais frequência, certo?

colecione-bons

Reflexão

Gratidão pela sua leitura e espero que o momento lendo este artigo possa te inspirar a ter mais momentos inesquecíveis em sua vida.

E para encerrar o tema deixo uma reflexão e uma pergunta, se ela te impactar de alguma forma compartilhe comigo nos comentários.

Os MOMENTOS que nos deixam orgulhosos de viver, são aqueles com PESSOAS que trouxeram significado às nossas vidas.
Quais momentos você tem vivido?

Grande abraço e até o próximo artigo!

Save

Save

26 de setembro de 2016

8 Comentários em "Momentos"

  1. Gabriel! Sempre nos surpreendendo com seus textos incríveis e reflexões profundas!
    Você colocou muito bem a questão dos filhos… Eles nos enche o coração de amor a ponto de transbordar nos olhos. Estes momentos ficam guardados e ao alcance das mãos, assim podemos recorda-los a todo instante!
    Grato por este artigo! Com certeza viajei através dele!
    Abraço amigo!

  2. Pois é meu amigo Gabriel, são de momentos especiais que vivemos a vida! Ler este artigo esta noite fez a minha noite ainda mais especial. Cara? Que incrível este vídeo… Lembro da “Santa Ceia” até hoje… algo foi criado naquela noite!

  3. Artigo incrível Gabriel, é isso mesmo tenho essa percepção quando ocorre um momento incrível na minha vida, é como se pudesse visualizar tudo como uma terceira pessoal, muito legal! grata pela leitura.

  4. Gabriel desculpa a demora mais amei o artigo ficou perfeito cada detalhe ..obrigada pelo amor e cuidado com cada palavra compartilhei
    com meus grupos …gratidão….um sorriso e um passo a frente …

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.