Falar em Público? Confie no seu Potencial!

Olá amigos, ontem eu iniciei a primeira de uma série de 10 textos sobre DICAS DE ORATÓRIA! Você viu? Se não viu o texto de ontem, clique neste link aqui!

Pra você que já leu o de ontem, vamos em frente?! Uma das primeiras atitudes do profissional de comunicação é acreditar no seu potencial. Obviamente o seu conhecimento com relação ao assunto já é meio caminho andado, porém a forma como você lida com o seu conhecimento vai fazer toda a diferença. Em busca da didática perfeita, é preciso que você acredite no seu trabalho, buscando sempre uma sintonia favorável e positiva com relação ao trabalho que você vai executar. Acreditar é a palavra de ordem!

Eu acredito 100% no meu potencial! Você acredita no seu? Quais são os seus pontos fortes? Qual é o seu diferencial? O que você tem de melhor?

Jamais foque nas suas deficiências, ou nos seus pontos negativos, de maneira a buscar desenvolver ou melhorar as suas debilidades. Esta estratégia nem sempre funciona, fazendo com que você ofereça foco de atenção no que não quer ou no que não deseja. Sugiro que você realmente dê foco no melhor que você tem. Busque desenvolver sempre as suas melhores habilidades e as suas competências, assim, você encontra o seu melhor potencial. Quando você foca no positivo, por consequência natural os seus pontos negativos são melhorados e autodesenvolvidos sem que você perceba.

O nosso inconsciente tem a função de nos proteger, em todos os sentidos. Assim, quando acreditamos que não somos capazes de desenvolver algo, ou que a nossa competência está sendo julgada por nós mesmos, dizemos em nosso diálogo interno frases negativas que possuem o poder de externar em nossas ações. Assim, o que pensamos agimos! Ou o que pensamos que não podemos, não agimos.

Com o objetivo da proteção, quando o seu inconsciente se depara com uma voz interna dizendo: “Acho que não vou conseguir!”, “Não tenho certeza que sou capaz de…”, ou ainda, “Tenho medo de falar em público.”, “Eu nunca consigo conduzir uma boa reunião com a minha equipe!”, “Nunca consigo negociar com o meu chefe…” estas frases dizem para o seu inconsciente o que você quer, o que você deseja, e ele passa a conduzir as suas funções no consciente de maneira a bloquear as ações que irão colocar você em risco, pois ele quer lhe proteger. Ou seja, o seu desejo é uma ordem!

Não estou pedindo aqui que você use a “força do pensamento” ou algo sobrenatural ou “do além”. Não é nada disso! É apenas utilizar uma das ferramentas mais poderosas que você tem a seu favor, ou seja, o seu cérebro. Quando usamos o nosso inconsciente a nosso favor, ele oferece apoio ao nosso consciente tomando assim as ações necessárias para que algo aconteça de acordo com o que colocamos em nossas mentes. Corpo e mente são uma coisa só e estão diretamente ligados. O que pensamos, o nosso corpo executa! O que pensamos que não queremos o nosso corpo não executa. É simples assim.

Portanto, cabe a você, tomar uma decisão simples e ao mesmo tempo séria. O que você deseja? No que você acredita? Pois, se acreditar que é capaz, a sua mente e seu corpo irão trabalhar de forma integrada para que o seu desejo seja alcançado. Obviamente muitas coisas podem acontecer no seu caminho, fazendo com que você rapidamente deixe de acreditar que é possível, pois com certeza existem variáveis ao seu redor que fogem do seu controle e não estão sob seu comando. Mas aprender a lidar com estas adversidades pode ser o seu grande diferencial. Acredite! Acredite sempre!

Tenha foco, não desista. O que diferencia uma pessoa de sucesso de pessoas que não conseguem obter o êxito são a forma como lidam com as dificuldades. Quando encontramos uma barreira, podemos nos conformar ali com aquela situação e não fazer nada para mudar, acreditando que aquilo é mesmo para você e que você não merece algo melhor que aquilo e assim você acredita que não pode. Assim você perde a sua iniciativa e permanece na zona de conforto.

É preciso muita persistência e perseverança. É preciso estar focado nos seus objetivos em busca das suas realizações. Você não pode fazer as coisas pela metade! Quantas vezes você já começou um novo projeto, seja ele pessoal ou profissional, e depois de algumas dificuldades abandonou a sua conclusão acreditando que as dificuldades são maiores que a possibilidade do sucesso? Quantas vezes você já desistiu? Tenha foco, não desista e acredite sempre no seu potencial.

Um dia eu sonhei em ser um palestrante corporativo sério e respeitado. Um dia eu sonhei conquistar um carro vermelho esportivo. Um dia eu sonhei estar sentado em uma praia com o melhor laptop da Apple no colo escrevendo um livro – e aqui estou! Com os pés na areia de uma bela praia brasileira, junto da minha família, ouço o barulho das ondas enquanto escrevo mais este livro. Simplesmente acredite e trabalhe muito. Trabalhe por horas a fio. Trabalhe duro, mas acredite e trabalhe focado nos seus objetivos. Os seus objetivos serão a ponte para você alcançar os seus sonhos. Ouse sonhar e acredite nos seus sonhos!

Um grande abraço e até o próximo! Um sorriso e um passo a frente.

0 Comentários em "Falar em Público? Confie no seu Potencial!"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.