fbpx

Assuma suas Escolhas

Bom dia, boa tarde, boa noite. O tema de hoje é sobre Escolhas.

Você tem consciência do poder das suas escolhas? Já parou para pensar nas consequências de cada uma? É capaz de tirar aprendizados com elas? Você assume as escolhas que você fez?

Escolha continuar lendo este artigo para refletirmos sobre elas…

Este tema faz parte de uma série de 5 artigos sobre autoconhecimento e espiritualidade, composta por:

– Escolher – Assuma suas Escolhas
– Aceitar – Aceite o Fluxo
– Testemunhar – Seja um Observador
– Completar – Sinta a Totalidade
– Compartilhar – Compartilhe sua Vida

Arrependimento

“Espero que a sua vida seja cheia de ‘não acredito que fiz isso’ do que ‘deveria ter feito aquilo’.”

Como será viver uma vida cheia de arrependimentos? Imagine chegar nos últimos suspiros de vida se arrependendo de algo que fez no passado?

Quando fazemos escolhas e não as aceitamos verdadeiramente podem surgir pensamentos de dúvida ou arrependimento para nos atrapalhar, pensamentos negativos que nos fazem viajar para o passado, para resgatar a memória do momento de nossa escolha não aceita e, no futuro fantasioso onde nos colocamos vivendo com esta outra escolha, o lado mais prejudicial disso é quando esses pensamentos assumem o controle da nossa vida, nos deixando preso nessa viagem entre passado e futuro, nos tirando do presente, do aqui e agora.

Pode parecer bem contraditório, quando alguém vai fazer uma escolha significa que a pessoa está no controle ou no comando da própria vida, mas quando opta por algo e depois se arrepende, é como se ela negasse esse mesmo controle, como se resolvesse rejeitar a responsabilidade, sendo mais fácil terceirizar a decisão ou ‘culpa’ – como às vezes pode ser encarada.

Por incrível que pareça essa situação é mais comum do que imaginamos, principalmente porque pode estar relacionada à crenças limitantes da pessoa. Decisões importantes tendem a ser mais percebidas, por exemplo uma escolha que impactará a longo prazo, se depois de um tempo não atender às expectativas pode gerar frustração e trazer consigo o arrependimento, a não responsabilidade, a não aceitação.

Você assume ou terceiriza a responsabilidade de suas escolhas?

Responsabilidade

“Um homem pode falhar muitas vezes, mas ele não é uma fracasso até começar a culpar alguém.” – John Burroughs

Se o nosso Ego clama pelo elogio ou recompensa quando fazemos algo bom e queremos ser reconhecidos por isso, ele clama também para si a responsabilidade de assumir suas ações para o mundo. Porém o contrário não é verdadeiro, quando ‘achamos’ que erramos e tememos a crítica o nosso ‘Eu Temido‘ será inconscientemente protegido pelo Ego (Eu Fingido). Quando não sabemos lidar com as frustrações geradas por uma escolha, o nosso sistema de defesa automaticamente irá terceirizar esta responsabilidade para o mundo, e ao mesmo tempo atrair o sentimento de culpa para dentro de si.

Aqui está o principal ponto de toda esta equivalência complexa, na verdade o nosso inconsciente deseja o sentimento de ‘culpa‘, atraindo ele, voltando a se repetir depois de cada escolha ‘errada’. Quando dizemos ‘Eu merecia a outra opção’ fortalecemos o Ego e acabamos não assumindo a verdadeira frase que precisamos fortalecer ‘Eu não sei lidar com adversidades, queria ter escolhido a outra opção para não enfrentar esta situação‘, ou seja, por não aceitarmos algumas incapacidades inventamos desculpas e não assumimos a responsabilidade de cada decisão.

“Nunca reclame do que você permite. Enquanto você achar que tudo é culpa de alguém você vai sofrer muito”.

Apesar de ser algo inconsciente, muitas pessoas já trouxeram para a consciência o quão prejudicial isso pode ser, sempre resultando em um aprendizado para cada situação, principalmente se elas tem a Mentalidade Positiva (proveniente da Psicologia Positiva).

Você consegue tirar um aprendizado quando surgem pensamentos de culpa?

Aprendizado

“Se você perdeu algo, é porque deverá encontrar algo melhor. Confie, deixe ir e esteja preparado para o que vai vir.” – Mandy Hale

A PNL (Programação Neurolinguística) possui duas pressuposições que serão muito úteis para explanarmos aqui:

  • Todo comportamento tem uma intenção positiva.
  • Não existe erros, apenas resultados.

Através destas afirmações podemos contextualizar nos aprendizados que temos com cada escolha da vida, sendo possível ver as decisões como oportunidades de desenvolver qualquer tipo de habilidade frente aquele resultado, imagine passar por uma situação proveniente de uma escolha crucial, ela pode ter gerado alguma frustração por não atender à expectativa que criou para ela, mas de “presente” você desenvolveu a sua resiliência, que poderá ser muito útil em diversas outras ocasiões.

“Você está exatamente onde deveria estar, apenas respire.”

Com a premissa de que tudo que acontece é resultado de algo que fizemos antes, o momento presente é exatamente onde precisamos estar para dar sequência em nossa vida, muitas vezes podemos nos pegar nas lembranças do passado ou na ansiedade do futuro, sem prover atenção ao momento presente, sem respirar corretamente e ver os pulmões inspirarem e expirarem a vida. Não adianta deixar a mente sugestionar que o mundo poderia ser diferente se tivéssemos feito algo diferente no passado, temos que deixar o coração presente para que ele possa sentir exatamente o que ele precisa.

Você está presente para compreender o motivo de cada situação que vive?

Criação

“Aquele que cria não fica esperando uma oportunidade, culpando as circunstâncias, o destino ou os deuses.” – Paramahansa Yogananda

É criando momentos de decisão que nos desenvolvemos, é com as escolhas que multiplicamos as oportunidades da vida, é aceitando os erros que surgem novas opções de caminhos a seguir, é olhando o lado positivo das situações que podemos aprender a ser gratos pelas singularidades do universo, é através do nosso estado de presença que testemunhamos nosso destino se revelar.

Que tal se tornar um Criador de Colapsos no Universo?
Que tal ser uma pessoa que através de cada escolha cria o próprio destino e se torna o Mestre de Si?

Destino

“São nos momentos de decisão que o seu destino é traçado.” – Tony Robbins

O assunto destino pode parecer subjetivo para algumas pessoas e bem claros para outras, para mim eu encaro como o ato de VISLUMBRAR A SINCRONICIDADE acontecendo. Quando algum lapso de memória nos recorda algo do passado que foi necessário para que o presente seja feito, ocorre uma pequena expansão da consciência, onde vemos que tudo que acontece hoje foi decorrente do passado, que se algo não tivesse acontecido antes o agora seria impossível, se não tivéssemos vivido algo antes não estaríamos prontos para viver o agora.

Pode parecer complexo de compreender mas muito simples de descrever, é lindo e engraçado ver como nossa vida é influenciada pelas nossas escolhas do passado, permitindo apenas que a interpretação de cada um guie seu entendimento.

Aquela velha premissa de que nada é por acaso, já pode trazer bons insights de como às vezes esquecemos de sermos gratos pelo passado nos tornar quem somos hoje. Assim como citei no meu artigo “Encontros”, existem pessoas que foram extremamente necessárias em nossa vida, e que por um pensamento equivocado de que a escolha foi errada, mantemos tudo no inconsciente não proporcionando o aprendizado que o universo queria nos mostrar.

Você é capaz de ver a mensagem que o universo está querendo mostrar em cada interação?

Vídeo

“Todas estas vidas são as certas, todo caminho é o caminho certo, tudo poderia ter sido completamente diferente e teria o mesmo tanto de significado.”

Neste vídeo o divertidor espiritual Alan Watts traz sua abordagem sobre as Escolhas que fazemos, sobre como elas estão ligadas à autoconfiança, e como são irrelevantes no final quando entendemos que tudo terá o mesmo resultado.

25 de maio de 2017

2 Comentários em "Assuma suas Escolhas"

  1. Gabis, que tudo…. Muito conteúdo relevante… parabéns

  2. Gabis, que tudo…. Muito conteúdo relevante… parabéns ……..

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.