fbpx

Demissão

Bom dia, boa tarde, boa noite. O artigo de hoje é sobre Demissão. Você já foi demitido? Já demitiu alguém? Já pensou em alternativas de demissão dentro de uma empresa? Vamos agora trocar ideias e insights sobre este tema tão importante e impactante em nossa sociedade.

Emprego Vitalício

Já ouviu falar em emprego vitalício no setor privado? O termo que é comum no setor público acabou se tornando raro hoje em dia, mas representa um diferencial sem tamanho na era pós digital que vivemos. Como se fosse uma tradição que sempre se inicia na fundação da empresa, é algo atraente e recompensador para as pessoas que contribuíram para a construção da empresa, é o símbolo de fazer parte de um grupo, de pertencer à algum lugar. Comparo esse benefício como representação clara de uma família, imaginem toda a empresa muito unida, qual a palavra poderia determinar isso? Família.

Como filhos

“A melhor analogia que posso dar de um grande líder é a de um pai” – Simon Sinek

Se uma empresa utiliza conceitos de Família, os seus colaboradores podem ser chamados de filhos?

Pensando em conceitos e ideias da sociedade moderna, vamos analisar a definição de pai, qual o papel dele? Ele cuida da família, dos filhos e os protege, certo?

Então imagine um exemplo, o que aconteceria se um filho não vai bem na escola, você demite ele ou daria todo o apoio que precisa?

Sei que este conceito não é presente em toda empresa, mas o conceito de família não é utópico, só depende da decisão e do apoio dos gestores. Por exemplo, em nossos treinamentos da Meda Academy, é possível identificar a dificuldade em treinamentos para equipes quando os diretores não estão dispostos a serem treinados e transformados antes, ou metaforicamente, quando um pai quer ajudar o filho mas não se ajudou primeiro.

Quando uma empresa age como família, todos irão defender a mesma identidade, a mesma marca, o mesmo sobrenome.

Planejamento

A empresa americana passou por uma grande dificuldade no ano de 2008, e teve a necessidade de reduzir custos, principalmente de pessoas, através desse case aconteceu um grande aprendizado para todo o mundo corporativo. O diretor decidiu então envolver todos os colaboradores da empresa e ver o que uns poderiam fazer por outros, em vez de mandar muitas pessoas embora, os que podiam tirar férias não remuneradas decidiram colaborar com quem não podia, e através de um planejamento incrível, pessoas trocaram seus turnos e conseguiram evitar o corte de pessoas.

Vídeo

Nesta palestra do TED, o autor Simon Sinek detalha a história que contei acima e explica o conceito de como grandes líderes fazem as pessoas se sentirem seguras.

Confiança

Um requisito necessário para estimular a dedicação mais genuína das pessoas é a confiança. Somente através dela, a empresa conseguirá obter o melhor dos seus colaboradores e poderá retribuí-los na mesma proporção. O que acontece hoje em dia é, justamente, o contrário: a falta de confiança gera medo. E o que o medo faz com as pessoas? Limita o melhor delas. Imagine pessoas trabalhando com medo, expostas a riscos, elas não irão se doar plenamente por uma entidade que não é fiel à ela.

Quando a empresa é fiel à pessoas fiéis, a reciprocidade acontece, gera confiança e transforma tudo.

Cultura

Quando uma empresa tem ALMA, ou como costumo chamar também de Cultura Viva e Pulsante, ela sempre terá um alinhamento constante de valores, desde a contratação de um novo colaborador até o feedback na melhoria contínua. Este alinhamento não é só para a empresa proteger e blindar a sua cultura, para permitir somente pessoas que tenham os mesmos valores, mas para proporcionar o alinhamento de valores também por parte do colaborador.

Você tem certeza que quer trabalhar em uma empresa que não é possível integrar os valores dela com os seus?

Para você que é empregador

Já precisou demitir alguém? Se já precisou passar por tal situação sabe o quanto este ato possui consequências, quanto essa decisão afetou dezenas de famílias.
A maior dica que posso te dar para que isso seja evitado ou minimizado é investir na espiritualidade da sua empresa (leia meu outro artigo sobre o tema aqui). Quando faltar espiritualidade, faltar alinhamento de cultura, as pessoas irão sofrer, a marca irá sofrer, a sociedade irá sofrer. Quando uma demissão se torna a solução para a resolução de problemas, indiretamente afeta a marca, o nome e a missão da empresa. Pense nisso!

Alternativas

Uma alternativa para a demissão, é uma ideia bem simples e que pode minimizar todos os transtornos das demissões: amizade. Se as empresas participarem de redes ou comunidades, se começarem a trocar informações, isso vai ocorrer – mais uma vez, isto não é utópico. Se um colaborador não se identificar com a cultura da empresa, esta poderá recomendá-lo para outra, através de uma estratégia de desligamento a pessoa terá um plano externo. O fato de deixá-la desamparada, descartada ou qualquer outra palavra que represente a demissão será amenizada.

Agora se a sua empresa demite pessoas apenas para reduzir custos, esta alternativa não se aplica. Pense nisso!

Para você que é empregado

Fui demitido e agora? Algumas dicas que posso te dar são:

  • Viva o luto, é preciso passar pela escuridão para encontrar a iluminação.
  • Compartilhe seus sentimentos com alguém, externe tudo que sente neste momento
  • Viva novas experiências e busque a sua missão de vida

Supere a tragédia que hoje talvez pareça grande, mas no futuro verá ela um dos maiores aprendizados que você já teve. Caso queira se aprofundar mais neste assunto, recomendo o incrível artigo sobre Tragédia do meu amigo e Coach Everton Santos, confira no link: http://medaacademy.com.br/tragedia

Gratidão pela sua leitura e até o próximo artigo!

14 de outubro de 2016

3 Comentários em "Demissão"

  1. APARECIDO DONIZETI DO NASCIMENTO15 de outubro de 2016 disse 13:05:Responder

    Boa tarde Gabriel!
    Bela explanação sobre demissão. É de grande valia que tenhamos compreensão sobre o não pertencimento ao cordão umbilical de alguma empresa. Faça o seu melhor e tenha consciência de que cada dia que passa você está próximo de sua conclusão em alguma missão iniciada e assim por diante, cada segundo vivido é mais uma experiência adquirida. E tenha de uma vez por toda a coragem de DEMITIR a incompreensão, somos parte de um todo e o todo nem sempre é completo com nossa simples presença…

  2. Olá Gabs!! Parabéns pelo artigo incrível!
    Achei excelente essa ideia inovadora de inserir conceitos de família dentro das empresas e acredito que isso seja perfeitamente possível, desde que a gestão seja flexível, abra a mente para essa ideia e esteja disposta a se aproximar de seus colaboradores afim de gerar confiança, segurança e comprometimento através da transparência, assim como acontece em uma família. Dessa forma, a demissão nunca seria uma alternativa.
    Outro ponto que achei super importante é com relação ao investimento no fortalecimento da cultura da empresa, que como você citou, irá proporcionar alinhamento constante de valores também por parte do colaborador e maior engajamento.
    Essa ideia é inovadora assim como o conceito de Felicidade nas empresas e são temas extremamente importantes e que irão melhorar, e muito, o ambiente corporativo das empresas que aderirem a esses novos modelos de gestão.
    Abraços!!

  3. Mais um artigo incrível Gabriel!! é isso mesmo as pessoas podem evoluir, mais do que nunca acredito nisso, se as empresas tivessem essa visão tudo seria mais fácil mais humano, bela dica na hora da demissão…grata, forte abraço.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.