As Três Tríades do Eneagrama

Antes de falarmos dos 9 tipos do Eneagrama é importante abordarmos suas três tríades principais...

E aí? Tudo bem? Como você tem percebido estou postando toda semana artigos sobre o ENEAGRAMA. Este é o quarto artigo de uma séria de 5 artigos que estou escrevendo sobre o tema, além do Teste que colocamos aqui no Blog da Meda Academy.

Se você ainda não leu os 03 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagramaaqui…

As Três Tríades Centrais

No último artigo eu trouxe os 03 Centros de Inteligência do Eneagrama: a ideia de que nós possuímos três centros de inteligências principais: Centro da Inteligência MENTAL, Centro da Inteligência EMOCIONAL e Centro da Inteligência INSTINTIVA.

Estamos quase na hora de explicar os 09 tipos do Eneagrama, porém antes de falarmos os tipos principais, é importante abordarmos suas tríades principais. Uma tríade é um conjunto de três tipos que possui determinadas características similares e desafios semelhantes. As tríades principais (como os centros de inteligência) são as tríades mental, a emocional e a instintiva.

Os centros destas tríades são, respectivamente os pontos 6, 3 e 9 do Eneagrama, que conectados formam o triângulo equilátero central como na figura que coloquei abaixo.

explicacao-do-desenho-do-eneagrama

Detalhado as Tríades

A Tríade MENTAL é composta pelos tipos 5, 6 e 7. As pessoas que são dessa tríades interagem com a realidade e protegem-se, principalmente por meio do uso do seu centro de inteligência mental. São pessoas que usam características como planejamento, raciocínio, geração de ideias e criatividade. Costumam necessitar de uma previsibilidade maior em relação ao futuro (para se sentirem mais seguras). Assim usam a mente pra criar e analisar esse futuro (como forma de proteção). Sua preocupação central é o MEDO. Para as pessoas da tríade Mental é necessário pensar muito sobre as coisas.

Tríade EMOCIONAL é composta pelos tipos 2, 3 e 4. As pessoas que são dessa tríades interagem com a realidade e principalmente por meio do seu centro emocional de inteligência. Não significa que são emotivas! Costumam a ter uma habilidade maior de sentir o que as outras pessoas estão sentindo e de se conectar profundamente com elas. Geralmente possuem maior facilidade para se adaptar nos relacionamentos e conseguem perceber bem se estão agradando ou não. Possuem necessidade de reconhecimento e de aceitação da sua imagem, sendo que a sua preocupação central é a de ser rejeitado ou abandonado.

Tríade INSTINTIVA é composta pelos tipos 8, 9 e 1. As pessoas que são dessa tríades interagem com a realidade principalmente por meio do seu centro instintivo de inteligência. São geralmente pessoas mais práticas, são mais centradas no aqui e agora e tem mais o pé no chão que a maioria das pessoas. São especialmente focadas em tarefas e ações. Possuem uma grande facilidade instintiva para entrar em ação e fazer o que precisa ser feito, sem tanta análise ou preocupação com os outros. Suas preocupações centrais estão relacionadas a necessidade maior de controle tanto sobre as coisas como zebre as pessoas. Precisam controlar a raiva! São também bastante voltadas para o conforto.

Lendo as 03 tríades, se ainda não fez o teste do Eneagrama que está aqui no nosso blog, qual das tríades que se parece mais com você?

Como trabalho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal é importante você começar a perceber qual dessas tríades ou centros de inteligência você opera mais. Quais dominam a maior parte de sua energia?

Em Resumo

Tríade MENTAL – querem segurança

Tríade EMOCIONAL – querem atenção

Tríade INSTINTIVA – querem autonomia

eneagrama_simbolo_grande

É ainda interessante analisar o que cada tipo do Eneagrama, baseado em sua Tríade, tem como BUSCA (motivações):

Tríade MENTAL
Tipo 05: busca PRIVACIDADE
Tipo 06: busca PRECAUÇÃO
Tipo 07: busca PRAZER

Tríade EMOCIONAL
Tipo 02: busca PRESTREZA
Tipo 03: busca PERFORMANCE
Tipo 04: busca PROFUNDIDADE

Tríade INSTINTIVA
Tipo 08: busca PODER
Tipo 09: busca PAZ
Tipo 01: busca PERFEIÇÃO

E aí, já encontrou o seu tipo? Como você interage com realidade? O que você busca? Quais são suas motivações? Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui. 

Te espero no próximo artigo onde vou detalhar os 09 Tipos de Personalidade do Eneagrama. Te vejo no próximo texto.

Um grande abraço,

Marco Meda

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?

O que é o Tipo do Eneagrama?

Os Centros de Inteligência do Eneagrama

Os Nove Tipos do Eneagrama (em breve – vou subir na próxima semana)

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

Compartilhe nas redes sociais:
20 de outubro de 2016

0 Comentários em "As Três Tríades do Eneagrama"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.