fbpx

7 anos pra começar…

Olá, aqui é a Josi Meda e vamos aprofundar aqui em um assunto incrível: você já ouviu falar da Teoria dos Setênios do filósofo Rudolf Steiner?!

Você sabia que de 7 em 7 anos a sua vida muda completamente?

Segundo o filósofo Rudolf Steiner a vida acontece de maneira cíclica, a partir da observação dos ritmos da natureza, divididos em fases de sete anos. Estas fases são conhecidas como Setênios.

Eu e você já ouvimos algum dia que o número 7 é um número místico e que tem muito poder, seja na minha, na sua ou na maioria das culturas mundiais. Os ciclos da natureza também respeitam uma subdivisão possível de múltiplos de sete.

Podemos dividir estes ciclos da seguinte forma:

  1. Nos três primeiros cilclos damos o nome de “Setênio do Corpo” ou seja dos 0 aos 21 anos, onde o corpo físico amadurece e também acontece a formação da personalidade.
  2. Os três próximos ciclos chamamos de “Setênios da Alma”, que vai dos 21 aos 42 anos, onde as experiências básicas da vida são superadas, a pessoa se insere na sociedade e suas escolhas são feitas.
  3. Após os 42 anos a vida poderá ser vivida com maturidade, profundidade e espiritualidade.

Conheça passo a passo como cada ciclo funciona…

Setênio do Ninho – Acontece entre os 0 e 7 anos

Existe a interação entre o individual e o hereditário, a parte espiritual da individualidade e a biológica, que foi preparada no ventre materno após a fecundação. Em cada célula do corpo desta idade está tudo o que foi herdado e permanece guardadas nos rins por toda vida. A criança é dependente da mãe durante este período, mas se torna independente aos 7 anos.

Setênio da Troca – Acontece entre os 7 e os 14 anos

Neste ciclo começam a surgir os dentes permanentes e o coração e pulmões amadurecem. Nosso mundão lindo salta aos olhos nesta idade e você percebe que pode se manifestar nele. Desta forma, forças entram e saem criando todo este movimento de descoberta.

Setênio da Puberdade/Adolescência e Crise de Identidade – Acontece entre os 14 e os 21 anos

Nesta fase em condições normais a mulher começa a menstruar e o homem se torna fértil. O ser humano percebe que aquele mundo fantástico da infância nada mais é que um mundo terreno onde ele deverá coparticipar como cidadão do seu lugar, da sua sociedade e do seu mundo.

Setênio de Limites – Acontece entre os 21 e os 28 anos

Esta é a fase mais fértil tanto do homem quanto da mulher. Os músculos e ossos estão cada vez mais fortes.

Neste ciclo também de inicia a fase da alma, onde surgem as emoções e as dúvidas com relação a profissão, talentos, aptidões e o que deixar para trás. O seu maior objetivo é conseguir uma boa relação com o mundo, com o trabalho, com a família e consigo mesmo.

Setênio Organizacional – Acontece entre os 28 e os 35 anos

É neste ciclo que percebemos o nosso rosto começar a criar rugas. Percebemos também a tão conhecida crise do talento, onde se faz questionamentos como: “Será que estou realmente no caminho certo?”, “Qual caminho de fato devo seguir?” Também evidencia-se questões com relação ao seu intelecto e a sua índole, fazendo-se recorrentes perguntas sobre o legado que vem deixando em sua vida.

Setênio da Crise de Autenticidade – Acontece entre os 35 e os 42 anos

É perceptível a diminuição das funções do fígado, os cabelos começam a cair e ficar grisalhos. É conhecida como a fase da alma e da consciência. As perguntas que não quer calar são: “O que eu farei daqui para frente? Já estou na metade da minha vida!”,  “Será que acrescentei novos valores a minha vida?”,  “Será que encontrei a minha missão?”

Setênio do Altruísmo x Manter a Fase Expansiva – Acontece entre os 42 e os 49 anos

É perceptível a diminuição das funções do pulmão e a sua capacidade de oxigenar o sangue. Você nesta idade inicia um processo de andropausa (para o homem) e menopausa (para a mulher). Começa a questionar-se se está desenvolvendo coisas novas e criativas. Pergunta-se como anda seu casamento. Como vem desenvolvendo sua vida com seus relacionamentos e filhos e como tem tirado um tempo para seu laser e seu prazer.

Setênio de Ouvir o Mundo – Acontece entre os 49 e os 56 anos

A sua vitalidade fica bem comprometida. A capacidade de energia dos seus rins e fígado ficam comprometidas e seu organismo não consegue eliminar as toxinas como deveria. Você passa por uma fase inspirativa com perguntas como: “Será que consegui encontrar um novo ritmo para minha vida?”, “Como estão meus ritmos anuais, mensais, semanais e diários?”

Setênio da Abnegação – Acontece entre os 56 e os 63 anos

Na maioria dos casos os dentes começam a cair, a sua visão e audição se tornam mais fracos. Seus reflexos e mobilidade passam a sofrer alterações em razão da diminuição energética dos órgãos sólidos como o coração, baço – pâncreas, fígado e rins. Esta é a etapa mais mística e intuitiva da sua vida. Aparecem questionamentos como: “O que eu consegui realizar?”, “Como estou cuidando do meu corpo, da minha memória e dos meus órgãos dos sentidos?”, “Como estão meus bens e minha aposentadoria?”

Setênio da Sabedoria – Acontece entre os 63 e os 70 anos

Nesta fase será refletido como você respeitou cada etapa da sua vida. Se foi consciente durante cada setênio sua luz interior brilhará e sua aura transpassará para quem dela precisar.

Contudo, te convido a refletir sobre sua vida, ou melhor será que você está vivendo plenamente cada fase da sua vida?

16 de setembro de 2016

14 Comentários em "7 anos pra começar..."

  1. Adoro essa teoria e já percebi vários pontos de conexão. 7 é meu número no universo, é engraçado que observo meus ciclos pessoais q cada 4 anos. Sempre com mudanças profundas e crescimento muito grande. Vejo os ciclos de 7 acontecendo mas meus ciclos pessoais diferem um pouco e são menores e avassaladores ❤️❤️❤️❤️

  2. Ótima pesquisa e conteúdo minha linda Josi! Ai meu Deus… estou na “Crise de Autenticidade”!….

  3. Josi,

    Que leitura clara e objetiva a cerca desse tema reflexivo e interessante, “os ciclos da vida”.

    Me identifiquei 100% no Setênio que estou “de limites”!
    Engraçado como os estudo conseguem descrever a vida de maneira “generalista” dividindo as fases humanas por ciclos de 7 anos, porém, o que parece “generalizado” é totalmente pessoal por vivermos e sentirmos o mundo por nossas “lentes”.

    Show, quero ler seu próximo artigo!

    Abraço Roberta.
    (Meninas do Jundiai Shopping)

  4. Oi Josi!

    Belo artigo!!! Grande conteúdo passado de forma clara e objetiva!
    Gostei desta reflexão!
    Faz mais sentido agora meus questionamentos.
    Obrigado por compartilhar!

    Abraços!

  5. Conheci essa teoria a alguns anos e super concordo ,vale muito a reflexão sobre o quanto estou vivendo cada faze…
    obrigada Josi valeu muito cada palavra ….
    BJS

  6. Oi Josi…sensacional essa reflexão…a cada leitura dos artigos no Blog vou aprendendo mais..
    Bjosss

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.